Repórter Giuliane Alves se encanta com carinho das crianças do Centro Juvenil Padre Giovanni Pini em Aparecida de Goiânia (Foto: Portal 730)
materiagiuaabc
O quadro Solidariedade em Pauta, da 730, abraçou as cerca de 300 crianças da comunidade do Setor Independência Mansões em Aparecida de Goiânia, região metropolitana da capital. Há 15 anos, o Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, além de acolher os pequenos carentes, oferece oficinas, modalidades esportivas e acompanhamento psicológico.

A responsável pela instituição, Celuta da Cunha Teles, conta que o projeto foi criado em razão da necessidade da população daquela região.

“Foi um apelo da realidade do bairro, muito carentes. Nós, como irmãs salesianas, temos como carisma trabalhar com as crianças, os jovens, principalmente os das classes populares. O Centro Juvenil nasceu com esse objetivo de ser este lugar de acolhida para as crianças. Foi uma associação da Itália que nos ajudou”, relata.

As crianças frequentam a instituição no período em que as crianças não estão na escola, ou seja, no contra turno. A intenção é que os pequenos, utilizem este tempo no Centro para aprender novas atividades. Celuta Teles descreve as opções que os acolhidos têm no local.

“Temos informática, esporte, higiene e beleza, culinária, artes e bordado, apoio pedagógico, dança, balé, percussão, coral. São várias as atividades que nós temos”, pondera.

Maria Eduarda é uma das razões do grande abraço promovido pela 730. Ela tem oito anos de idade e há dois está há dois na instituição. Com um belo sorriso, ela conta à repórter Giuliane Alves que, além das brincadeiras com os amigos, no Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, aprendeu a amar o próximo. “A gente tem que amar o próximo. A gente brinca, estuda, faz um monte de coisas, e também ir para a sala e jogar queimada”, conta.

O coordenador Raimundo Nonato enaltece que, mesmo trabalhando na instituição há 13 anos, todos os dias é surpreendido com uma nova lição. “A simplicidade, a gentileza, o carinho. As crianças são muito abertas. E é nessa abertura que a gente aproveita para conhecer melhor a criança. Em nosso sistema preventivo, a gente trabalha muito a questão da presença, de aproximar da criança e receber a confiança”, relata.

É com um sorriso de esperança que as crianças carentes do Centro Juvenil Padre Giovanni Pini, no Setor Independência Mansões, localizado na Rua 66 - Quadra 125 - Lote 16, pede a ajuda do ouvinte e internauta 730. A instituição precisa neste momento de doações de materiais escolares para o ano de 2017, que contribuirão para a continuidade e o desenvolvimento de atividades com os pequenos. O telefone do Centro é (62) 35961187.

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757