Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Ministro Osmar Terra (à esq.) visita sala do Conecta SUS em Goiânia (Foto: Jerônimo Junio/Portal 730)
osmarterraeleonardovilela
O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, acompanhando de comitiva, visitou nesta quinta-feira (5) o Conecta Sus, sistema que monitora todas as informações em Saúde do Estado de Goiás. Entre elas, pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força tarefa Goiás Contra o Aedes.

Durante a visita, o ministro disse que vai utilizar o modelo do Conecta Sus para criar um centro nos moldes do sistema goiano. Para acompanhar programas sociais em todo o país, demoninado Criança Feliz.

“É uma experiência pioneira e avançada que Goiás tem. Trazer essa sala de situação para a área de assistência social, Bolsa Família, para o Criança Feliz, será um avanço importante. Vamos agora montar um cronograma para trabalhar isso em nível nacional”, afirma.

Durante a visita do ministro, o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, destacou a redução dos casos de Dengue em todo o estado. Os resultados foram obtidos com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Tivemos uma redução de 20% nos casos de dengue em 2016, em relação a 2015. Para este ano esperamos uma redução ainda maior. O Conecta Sus nos permite um georeferenciamento de cada domicílio goiano, com o resultado de cada visita mensal. Hoje (5) à tarde estaremos com mais de 200 prefeitos, com o governador Marconi Perillo, mostrando a importância para os novos gestores de essa ação continuar com mais força, com muita ênfase nas visitas domiciliares. Minha expectativa é de quem em 2017 tenhamos metade dos casos que tivemos nos dois anos anteriores”, explica.

O ministro Osmar Terra veio acompanhado pela médica do Estado do Piauí, Adriana Melo, profissional que deu um passo fundamental para comprovar a associação entre o vírus Zika e a Microcefalia. Ela faz um alerta para outros tipos de doenças causadas por este vírus.

“A gente sabe que nos adultos e crianças pode ter não só Síndrome de Guillain–Barré como encefalites. A gente alerta também que não é uma doença exclusiva da grávida. O que nos chamou a atenção foi por conta dos bebês com microcefalia, mas tem as doenças que podem inclusive matar um adulto que são as que envolvem o sistema nervoso central”, esclarece.

Conecta SUS

Instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o Conecta SUS tem como missão a compilação, o tratamento e disponibilização das informações, o monitoramento e análise dos indicadores – na área da saúde em especial e socioeconômicos em geral – dos 246 municípios do Estado de Goiás, envolvendo ainda as áreas administrativa, financeira e de planejamento da SES/GO. Contribuindo para a elaboração das propostas de ações estratégicas dos gestores (Estadual e Municipais) com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e, como consequência, os indicadores acompanhados.

carregando...

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757