Foto: Divulgação
denguecombate
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, realiza nesta semana ação de combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti nos Setores Finsocial e Morada do Sol, região noroeste da capital. Cerca de treze mil imóveis deverão ser visitados por cerca de 300 agentes de endemias da Secretaria da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, para que não haja risco de epidemia, o índice de infestação do Aedes aegypti deve ser menor que 1%. Em 16 bairros visitados pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Goiânia, foram constatados índices acima de 3%. Segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Gildo Felipe de Paula, a população precisa se empenhar mais no combate ao inseto.

“Bebedouro animal é preciso cuidar, lavar essa vasilha. O que o morador faz? Só repõe a água. É um absurdo. Uma casa que tem piscina, é preciso fazer o tratamento, os cuidados, e está se deixando isso. A quantidade de focos que estamos encontrando é muito alta. Tem que haver a participação de todos, não só o poder público”, ressalta.

O diretor afirma que as equipes de Saúde já percorreram os bairros de Goiânia seis vezes cada um. Ainda segundo Gildo de Paula, a capital corre risco de ter uma epidemia de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“Com certeza, porque a quantidade de mosquito que tem em Goiânia é enorme. Dengue é todo ano. Zika e Chikungunya também chegaram. Essas doenças podem se agravar a cada dia, por isso temos que eliminar estes criadouros.

Esta é a última ação da SMS de Goiânia no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em 2016. “Na segunda-feira (2) a gente começa o levantamento dos índices, que é o Lira. A gente precisa ter um diagnóstico de Goiânia para recomeçar a intensificar estas ações. Vamos trabalhar em todos os bairros, mas vamos dar prioridade para onde houver um índice de infestação maior”, explica.

Confira a lista de Setores que estão acima de 1% de infestação do mosquito:

Sul

Negrão de Lima

Pedro Ludovico

Jardim América

Vila João Braz

Sudoeste

Recanto das Minas Gerais

Nova Esperança

Vale dos Sonhos

Jardim Guanabara

Jardim Goiás

Vila Redenção

Marechal Rondon

Coimbra

Centro

Leste Universitário

Com informações do repórter Jerônimo Junio

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757