Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Churros com doce de leite em trufas negras e cumarú (Foto: Tartuferia San Paolo/Divulgação)
churrostrufa
Um dos mais badalados endereços gastronômicos do momento em São Paulo está chegando em Goiânia. A Tartuferia San Paolo é uma casa dedicada a uma das iguarias mais apreciadas e valorizadas da alta gastronomia, a trufa! O que você realmente sabe sobre esta iguaria?

O proprietário do restaurante na capital paulista desde 2001, Lalo Zanini, conversou ao vivo com Rubens Salomão no quadro Toque Gourmet desta semana no programa Cidadania em Destaque. O empresário conta porque resolveu trazer a iguaria para o Brasil e torná-la o carro-chefe do negócio.

“Estou no ramo há 30 anos. O meu grande desafio era viabilizar a trufa para todo mundo. A trufa sempre foi o condimento mais caro do mundo. É um fungo que nasce na Itália espontaneamente. Quando comecei este negócio, um prato com trufas laminadas por cima custava em média entre R$ 500 a R$ 600 em São Paulo. Meu objetivo foi trazer uma linha de produtos com trufa a um preço acessível”, explica.

Nestes 16 anos, a ideia cresceu. Atualmente, Zanini conta que a tartuferia já possui diversas opções de pratos com trufas como risotos, polentas, saladas e doces, entre outros. “Todos os pratos levam trufa. A gente tem um empório, no qual tudo o que você come na tartuferia pode também levar para casa”, conta.

Zanini não revela o segredo de como chegou a conseguir praticar os preços mais acessíveis com o condimento no Brasil, mas conta que foi um trabalho de anos de viagens à Itália, acompanhando inclusive a colheita do fungo, feita com cães, chamada de “caça às trufas”.

“Foi um estudo grande e bastante sigiloso. Hoje, o que mais me pergunto é: como consegui fazer isso? Essa resposta eu não posso dar, foram estudos que demorei muito para fazer. Hoje temos um preço competitivo até mesmo se formos para a Itália. Vendemos trufas muito abaixo do preço de mercado e com qualidade excelente”, relata.

Embora não revele o segredo, Zanini assegura que toda a trufa comercializada na San Paolo é proveniente da Itália, da região de Piemonte, trazida “à toscana”.

“Temos uma linha de produtos como azeites e outros, todos produzidos na Itália, mas exclusivamente para nós. São fornecedores exclusivos. Desenhei todas as receitas de produtos nossos, desde os azeites aos molhos”, conta.

Com a trufa 100% trazida de terras italianas, Lalo Zanini afirma com orgulho que une o condimento a receitas tradicionalmente brasileiras, o que ele chama de “trufa com DNA brasileiro”.

“Faço pão de queijo com requeijão de corte feito em Minas Gerais com trufas negras, ou seja, a gente traz a trufa da Itália, leva para Minas e desenvolve o queijo. Temos goiabada, doce de leite, uma linha de doces que nunca foi trabalhada com trufa antes”, afirma.

Para conferir estes sabores, basta ir até a Tartuferia San Paolo, localizada no pólo gastronômico do Shopping Flamboyant, no Setor Jardim Goiás, em Goiânia. O telefone é 62 3988-5030.

Quer saber mais? Ouça a entrevista na íntegra.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757