Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Biólogo marinho (Foto: Doug Perrine / Getty Images)
biologiamarinha
De acordo com o dicionário, biólogo é quem estuda e investiga todos os aspectos relacionados à vida, analisando-lhes as causas, leis, origens e o relacionamento entre os seres vivos. Quem quer ser biólogo precisa, antes de mais nada, amar a natureza e gostar de pesquisar e observar o ambiente.

Para ser biólogo é preciso ter diploma de graduação em Biologia. Em algumas instituições de ensino o curso, que tem duração média de quatro anos, leva o nome de “Ciências Biológicas”. A Profissão foi instituída no Brasil há 75 anos com o primeiro curso, que na época era chamado de História Natural. A regulamentação da profissão veio aos 3 de setembro de 1979, por meio da Lei n.º 6.684. Por esse motivo, o a data é considerada o Dia Nacional do Biólogo.

Em entrevista à repórter Larissa Artiaga, da 730, a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mariana Pires, ressalta que o curso é oferecido nas modalidades de licenciatura e bacharelado.

 

O salário médio de um biólogo é de R$ 2,5 mil por mês. Todavia, esse valor pode variar conforme a área de atuação do trabalhador. Quem opta pela licenciatura em biologia encontra oportunidades de emprego em escolas dos ensinos Fundamental e Médio. Já quem faz o bacharelado, pode trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e na indústria.

O mercado de trabalho se expande para fora das salas de aula no caso dos biólogos, já que esses profissionais estão aptos a atuar em diversas áreas tais como bioinformática, genética e gestão de resíduos.  Segundo a professora Mariana Pires, em Goiás, setores ligados ao agronegócio e área de Saúde tem oferecido muitas vagas de emprego para biólogos.

 

Ainda de acordo com Mariana Pires, a ausência de políticas públicas específicas de preservação do meio ambiente constitui um dos principais obstáculos enfrentados pelos biólogos no dia a dia de trabalho.

 

Com informações da repórter Larissa Artiaga

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757