Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Casais podem aproveitar um passeio de cisne pelo Lago Negro (Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação)
gramadoumdoisdr
A pouco menos de duas semanas para o início do inverno em todo o hemisfério sul, o quadro Super Destinos convida a você ouvinte 730 e internauta do Portal a conhecer as belezas do Rio Grande do Sul, especificamente os destinos encantadores da Serra Gaúcha. Um dos roteiros mais procurados da região é Gramado, a cerca de 120 quilômetros da capital Porto Alegre.

Ouça na íntegra o que foi ao ar no quadro Super Destinos de hoje (10)

Com suas atrações e um cenário de paisagens coloridas pelas hortênsias, Gramado já recebeu o título de cidade mais bela do Brasil e, em 2016, foi eleita como a 4ª cidade com melhor reputação em todo mundo, pelo Global Reputation Ranking, lista que pertence a uma plataforma de buscas de hotéis pela internet, ficando atrás apenas das italianas San Gimignano e Matera, e de Göreme, na Turquia.

Apesar de estar situada no interior gaúcho, município conta com estrutura de cidade grande com bancos, lojas, hotéis e restaurantes da melhor qualidade, sem falar no estilo europeu na culinária que encanta visitantes de todo o Brasil e do mundo.

O município fica a mais de 800 metros acima do nível do mar e tem uma população de 35 mil habitantes. Apesar de relativamente pequena, segundo o blogger Lucas de Souza, para conhecer tudo o que Gramado oferece são necessários cerca de dez dias.

“Gramado hoje é uma das cidades com maior ocupação no Brasil. Chega a ser visitada por cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Para ver tudo, acredito que são necessários uns dez dias, mas uma semana seria o ideal”, aponta.

Além do fim de ano, que proporciona uma experiência inesquecível com o espetáculo Natal Luz, a cidade é bastante visitada em julho, por causa do frio extremo e da neve. Neste mês de julho, temperaturas que não passam dos 13 graus já anunciam esta possibilidade, mas o blogger garante que não há uma data específica para acontecer o fenômeno.

“Todo ano neva em Gramado, mas é muito difícil prever quando isso vai ocorrer, porque a neve acabe sendo um evento raro em função de vários fatores como temperatura, o mínimo de umidade para que haja precipitação da neve. A chance maior de se ver a neve é entre julho e agosto”, afirma.

No ano passado, os flocos em Gramado caíram pela primeira vez mais cedo, no dia 10 de junho, por volta do meio-dia, horário de Brasília.

Mini-Mundo, cidade construída em miniatura com escala de 1:24, que encanta a crianças e adultos, e Lago Negro são apenas algumas das opções de lazer dos turistas que vão a Gramado. De acordo com Lucas de Souza, locais que não podem deixar de ser visitados na região são a Cascata Caracol, que fica em Canela, a 7 km de Gramado, além da catedral de pedra, construída no estilo gótico.

Em Gramado, a igreja São Pedro também deve ser visitada. “Junto à igreja tem a Fonte do Amor, onde os casais deixam seus cadeados. Ao lado tem o palácio dos festivais, onde acontece o Festival de Cinema há mais de 40 anos. Logo à frente tem a Rua Coberta, charmosa com diversas lojas”, recomenda.

No ano passado, só no período do inverno, Gramado recebeu mais de 1 milhão de turistas, o que a torna realmente um Super Destino. Não deixe de conhecer.

Imagens: Prefeitura de Gramado/Divulgação

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757