Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
capadigo
O Centro Cultural UFG recebe, entre os dias 1 e 4 de junho, o II DIGO Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás. Na programação dos 4 dias do DIGO haverá mostras paralelas e competitivas sendo que somente os filmes escolhidos pelo júri oficial e júri popular receberão o troféu DIGO. Ainda está previsto a realização de performances, teatro, exposições e debates para dialogarmos as temáticas que envolvam a diversidade sexual e a de gênero.

O DIGO faz parte da Red DIVERCILAC – Diversidad em el Cine Lationamericano y Caribeño – rede de festivais da América Latina e do Caribe o que proporcionará aos inscritos a possibilidade de participação na programação em festivais internacionais em regime de network e vice e versa, além de mostras especiais itinerantes. 

O DIGO é um festival de filmes que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito integral aos direitos humanos e a inclusão das minorias. O evento foi pioneiro no centro-oeste brasileiro, por isso DIGO, que Goiás – terra do pequi e das Cavalhadas será mais uma vez destaque mundial do cinema voltado para a diversidade sexual e de gênero.

A proposta é evidenciar a 7ª arte e suas cores pautada na luta pelos direitos humanos. Além disso, oportunizar todo tipo de manifestação artística gerando a autoestima dos indivíduos envolvidos agregando: diversidade, inovação e amor sem preconceitos ou restrições e será realizado novamente com recursos próprios, voluntariado e parceiros. 

O projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo da expressão e da percepção estética da diversidade de Goiás, Brasil e mundo, propondo abordar não só a sexualidade, mas incorporar o sentido da realidade do ser humano e suas nuances. Assim, iremos promover as questões relacionadas a diversidade sexual, com foco sempre no respeito integral e luta ao preconceito.

Premiação

Os melhores curta-metragens serão contemplados com o Troféu DIGO que será entregue para as diversas categorias, incluindo melhor direção, roteiro e interpretação em curtas goianos, nacionais e internacionais. O público também elegerá seus curta-metragens nacionais e internacionais preferidos, que também receberão troféu. Dentre os prêmios especiais, estão o Prêmio Christian Petermann (Menção Honrosa) para Melhor Filme.Maiores informações no site do DIGO ou nas redes sociais.

Da UFG

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757