Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Paulo Rolim e Roberval Silva com os médicos convidados Syd de Oliveira Reis e Nelson Siqueira de Morais (Foto: Bruna Moreira/Portal 730)
saraudiabetes
Com a presença na mesa de debates renomados especialistas no assunto – o médico endocrinologista Dr. Syd de Oliveira Reis e o médico cardiologista Nelson Siqueira de Morais, e por telefone, do Vereador de Goiânia pelo PRP Jorge Kajuru – o programa Sarau 730, que vai ao ar neste sábado (14) às 19h, aborda as origens, consequências e o que há de novo em relação à duas doenças crônicas que afetam grande parte da população: diabetes e hipertensão.

Segundo os especialistas as duas doenças estão muito ligadas entre si e podem trazer consequências extremamente danosas ao ser humano, desde que não haja prevenção, diagnóstico e cuidados ao longo da vida. Abordam inclusive os casos diagnosticados na infância e como devem ser tratados.

O Vereador do PRP de Goiânia Jorge Kajuru relata suas dificuldades desde quando teve conhecimento que sofria de diabetes crônica, tendo inclusive perdido parte da visão. Coloca para os ouvintes seu périplo, até que fez uma cirurgia que devolveu a ele qualidade de vida e condições para exercer suas funções normalmente.

E fala com entusiasmo de uma promessa feita em sua campanha ao legislativo goianiense e que assim que tomou posse começou a buscar meio de colocá-la em prática: a criação do Instituto do Diabetes de Goiânia. Ressalta que buscará meios para que a instituição não seja mantida apenas pelo poder público, mas principalmente, por voluntários, pessoas que fazem parte de seu vasto círculo de amizades, como o médico Áureo Ludovico, consagrado nacional e internacionalmente, do apresentador Joel Datena, dentre outros.

Kajuri afirma que logo ao tomar posse, procurou o novo prefeito de Goiânia Iris Rezende e obteve dele o compromisso de envidar esforços no sentido de criar imediatamente o instituto, que inicialmente, deverá ser abrigado na secretaria de saúde do município, até que seja possível construir uma sede própria.

O Dr. Nelson Siqueira de Morais é médico cardiologista, ex-Presidente da Sociedade Goiana de Cardiologia, ex-Presidente da Sociedade Centro-Oeste de Cardiologia e atualmente coordenador de interiorização da cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dr. Syd de Oliveira Reis é médico especialista em endocrinologia e metabologia, fundador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de Goiás, presidente da Associação dos Médicos Maçons do Estado de Goiás, ex-superintendente do INSS em Goiás e ex-presidente do Goiás Esporte Clube. É proprietário do Laboratório Núcleo, empresa com larga atuação no mercado do estado de Goiás e advogado.

O programa Sarau 730, que cumpre assim sua missão de debater temas relevantes e de interesse da sociedade, tem produção e reportagens de Bruna Moreira, direção e produção de áudio de Roberval Silva e apresentação do jornalista Paulo Rolim.

Neste sábado (14), às 19h. Coloque em sua agenda!!!

O vereador Jorge Kajuru (PRP), que também é jornalista, perdeu parte da visão por conta do diabetes (Foto: Divulgação/PRP)
kajuruprp

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757