Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Tenente Dayse é comandante da Patrulha Maria da Penha em Goiânia (Foto: Divulgação)
tenentedayse
Criada em 2015, a Patrulha Maria da Penha é um projeto pioneiro da Polícia Militar de Goiás. O objetivo é promover o atendimento qualificado às vítimas de violência contra a mulher e apoiar o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. Atualmente o serviço atende 24 municípios do estado. Para sabermos mais sobre as ações, vamos conversar com a comandante da Patrulha Maria da Penha, tenente Dayse Pereira Vaz. 

“O policial já é treinado e capacitado. Passamos por um curso no qual formamos no mês de maio. São 72 policiais militares capacitadas para atender a essas vítimas de violência e para dar prosseguimento a este acompanhamento às medidas protetivas”, afirma.

Ouça a íntegra da entrevista

De acordo com a tenente Dayse Vaz, entre os grandes diferenciais da Patrulha Maria da Penha está o acompanhamento ao agressor, de modo a garantir que este cumpra a medida protetiva imposta pela Justiça, como manter a devida distância da vítima, por exemplo.

“Antes, quando o agressor recebia essa medida protetiva, ele até rasgava esse papel, pois para ele não tinha validade nenhuma, não havia quem fiscalizasse. Com a Patrulha Maria da Penha, não, nós fazemos o acompanhamento sistemático. Quando a vítima nos informa que o agressor está descumprindo, temos a parceria tanto com a delegacia quanto com o juizado da Mulher, onde fazemos o comunicado do descumprimento, e na maioria das vezes, o judiciário entende que é necessário decretar a prisão preventiva do mesmo”, ressalta.

Confira, a seguir, os municípios que recebem atendimento da Patrulha Maria da Penha:

Goiânia

Aparecida de Goiânia

Posse

Águas Lindas de Goiás

Anápolis

Cidade de Goiás

Caldas Novas

Catalão

Formosa

Goianésia

Iporá

Inhumas

Itumbiara

Jataí

Luziânia

Planaltina

Mineiros

Porangatu

Rio Verde

Senador Canedo

Santo Antônio do Descoberto

Trindade

Valparaíso

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757