Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


Foto: Larissa Artiaga/ Portal 730
debatececilia3
A Rádio 730 abriu espaço na manhã deste sábado (22) para uma discussão importante, a proposição de ações que ajudem a reduzir a violência entre torcidas de times de futebol.

Participaram da discussão, o fundador da torcida ‘Força Jovem’ e diretor da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (Anatorg), Cleomar Marques, e o presidente da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Goiás (OAB-GO), Victor Gustavo Cortez Amado. O presidente da torcida organizada ‘Esquadrão’, Michael Lopes, foi convidado mas não compareceu ao debate.

O futebol é o esporte mais famoso e popular do Brasil. É grande a quantidade de pessoas que gostam de praticar e assistir partidas do esporte. Porém, apesar de a maioria dos torcedores serem civilizados, há uma minoria que transforma os estádios em um palco de guerra. 

Segundo Cleomar Marques, o fim da violência só será possível se a impunidade acabar. "Eu acho que o grande 'x' da questão é a impunidade. Temos o Estatuto do Torcedor e o torcedor infrator tem que ser punido de acordo com a lei. Hoje isso não acontece. O torcedor comete o erro e vai para casa tranquilo, sabendo que no próximo jogo ele poderá ir ao estádio", destaca.

Foto: Larissa Artiaga/ Portal 730
debatececilia31
Já Victor Gustavo Cortez Amado acredita que para a violência acabar clubes e federações têm que assumir, dadas as devidas proporções, a responsabilidade sobre a questão. "O futebol hoje está marcado pela violência. O torcedor brasileiro não pode ter medo de ir ao estádio de futebol. A solução parte também do torcedor, não só do Estado. O torcedor pode sugerir aos clubes a realização de campanhas. O torcedor tem que entender que o torcedor do outro time não é um inimigo", reflete.

Ouça o debate completo:

Bloco 1

Bloco 2

O programa Super Sábado vai ao ar semanalmente das 7h às 9h da manhã, na 730.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757