Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

organicsImagine uma mesa farta, com hortaliças fresquinhas cultivadas de forma natural, sem a presença de produtos químicos como os agrotóxicos. E o melhor: com custos mais baixos. 

O plantio de hortaliças, condimentos e ervas medicinais vem ganhando os espaços urbanos das cidades brasileiras. Em Goiânia, um projeto de horta urbana está sendo desenvolvido em bairros periféricos. O objetivo é ajudar a população a produzir o próprio alimento de maneira mais saudável.

O coordenador do Fórum sobre Agrotóxicos, João Marcos Bertoldi, concedeu entrevista exclusiva no quadro Meio Ambiente, no programa Cidadania em Destaque, da Rádio 730. Ele explica o objetivo de promover hortas urbanas em Goiânia.

“É uma questão de segurança alimentar, alimentos saudáveis, além da logística, para que a produção de alimentos esteja mais próxima do consumidor. O alimento chega fresquinho, na mesa do consumidor, vai ter menos gastos com transporte, menos poluição, menos custos e, principalmente, a proximidade do produtor com o consumidor”, afirma.

Um exemplo foi a inauguração de uma horta na área externa do Paço Municipal, no Park Lozandes, realizada no mês de abril pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

De acordo com João Marcos Bertoldi, o cultivo de produtos orgânicos preocupa-se não apenas com a proximidade entre produtor e consumidor, mas conta com técnicas que visam promover também a qualidade do solo.

“O solo é riquíssimo em microrganismos, invisíveis aos nossos olhos, que fazem todo aquele processo. Quando usa-se muito agrotóxico, elimina uma grande parte destes organismos, aqueles que seriam desejados. A agricultura orgânica não utiliza produtos com esse grau de toxicidade, e o solo tem uma fertilidade muito maior, consequentemente, a planta é muito mais saudável”, analisa.

Quer saber mais? Ouça a entrevista na íntegra

Saiba onde encontrar produtos orgânicos em Goiânia:

Feira orgânica no Mercado Popular da 74, aos sábados das 7h30 às 13h.

Endereço: Rua 74, nº 329, no Setor Central.

Mercado do Setor Vila Nova, às quartas-feiras, a partir das 15h.

Endereço: Avenida Quarta Avenida, S/N, no Setor Leste Vila Nova.

João Marcos Bertoldi, no Cidadania em Destaque (Foto: Johann Germano/Portal 730)
ambiente

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757