Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Divulgação
hgg
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, o Hospital Alberto Rassi (HGG), realizou mais uma edição do Programa Saúde na Praça, com foco na prevenção e controle da doença. Foram oferecidos serviços como orientações nutricionais e médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do índice de massa corporal (IMC), tudo gratuito, como explica a nutricionista da unidade, Valéria de Sousa Abreu.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. A nutricionista destaca quais são os principais sintomas.

Valéria de Sousa Abreu, ressalta que a melhor forma de controlar o diabetes é por meio de uma boa alimentação.

Com informações do repórter Jerônimo Junio

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757