Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Divulgação
testedeglix
Para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado anualmente todo dia 14 de novembro, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove nesta quarta-feira (8) uma campanha de combate à doença. A iniciativa é da Divisão de Saúde e Promoção Social, Mesa Diretora, Diretoria Geral e Diretoria de Gestão de Pessoas da Alego.

A abertura do evento será feita pelo deputado Dr. Antonio (PR), autor do projeto que cria o Estatuto do Portador de Diabetes em Goiás. Trata-se de um conjunto de normas que garantem melhores condições de vida, de tratamento, assistência farmacêutica e social aos diabéticos no Estado. A palestra será feita, às 9h, pelo endocrinologista Nelson Rassi.

Será realizado o teste de glicemia para servidores e visitantes que passarem pelo saguão principal da Casa de Leis, das 8h às 9h da manhã. Lembrando que para fazer o teste é necessário 12h de jejum. Também será realizada a aferição de pressão, das 8h às 11h.

Folhetos explicativos são distribuídos sobre as causas da doença, sintomas, como prevenir e como diagnosticar, entre outros aspectos pertinentes à diabetes. Em abril de 2016 a primeira campanha de prevenção à hipertensão foi realizada, juntamente com o teste de glicemia. Portanto, neste ano, o teste está sendo realizado pela terceira vez.

O que é o diabetes

Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que caracateriza a hiperglicemia.

Com informações da Agência Assembleia

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757