Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


outubrorosapetjpegVocê sabia que cadelas e gatas também podem ter câncer de mama? Especialistas alertam ainda que em mais de 70% dos casos o tumor é maligno. O Outubro Rosa Pet também é um mês de conscientização e prevenção do câncer de mama nos animais de estimação.

Em entrevista exclusiva no quadro Mundo Pet desta sexta-feira (6), a médica veterinária Aline Daudt relata que, no caso dos bichinhos, quando são levados para a clínica com suspeita de nódulos ou tumores, na maioria das vezes, o problema já se encontra bastante avançado.

“Em nossa rotina, muitas cadelas e gatas são trazidas para o nosso atendimento com queixas de nódulos ou alterações nas mamas. As pessoas nos procuram quando observam esses nódulos. Como a conscientização ainda está acontecendo, ocorre de atendermos animais com tumores muito grandes, o que dificulta também o tratamento”, afirma.

Saiba mais, ouça a entrevista na íntegra

Tal qual ocorre com os donos humanos, o percentual de câncer de mama nos machos também é extremamente reduzido, mas existe e requer ainda mais cuidados. “Quando se detecta alterações mamárias nos machos, normalmente são de comportamento muito mais agressivo”, alerta.

Ao contrário dos seres humanos com uso de anti-concepcionais e tratamentos para reposição hormonal, nos pets a melhor forma de combate ao câncer de mama é a castração, como reforça Aline Daudt.

“A alteração hormonal ao longo da vida das gatas ou cadelas também pode predispor o aparecimento do câncer, por isso que a gente também fala da castração precoce desses animais quando o intuito não é reprodução, pois então conseguimos prevenir o aparecimento dos nódulos e tumores dos cânceres de mama nessas gatas e cadelas”, ressalta.

Os donos precisam ficar atentos aos sintomas a seguir. Caso algum destes seja notado, é preciso encaminhar o animal a uma clínica veterinária.

Nódulos ou caroços nas mamas

Alteração da coloração da secreção das mamas ou odor desagradável

Vermelhidão da pele

Feridas na região das mamas

Mudanças comportamentais como falta de apetite, tristeza, febres e vômitos

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757