Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

(Foto: Johann Germano/ Portal 730)
samujohann
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacita profissionais de 27 municípios que abrangem a área de regulação do Samu da Capital para realização de primeiros socorros, direção defensiva e suporte básico de vida, com foco na área de cardiologia. As aulas, que acontecem neste sábado, 16, das 8 às 18 horas, são ministradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) como parte do Parte do Plano de Capacitação da SMS, composto por uma série de ações que objetiva aumentar a eficiência, atualizar conhecimentos e possibilitar novos saberes aos servidores municipais. 

Esta é a segunda qualificação oferecida pelo Samu como parte deste projeto. A primeira foi no dia 2 de setembro com foco em aperfeiçoamento de médicos para socorro cardíaco. A próxima está marcada para o dia 30. 'Acredito que todo poder transformador de qualquer paradigma passa pelo ensino e pela educação, única ferramenta para inserir efetivamente os servidores na função que desempenham. A quebra de paradigmas se faz com a reconstrução de valores sociais e a real inserção do servidor no cenário vivencial do dia a dia. Acredito nesse poder transformador do conhecimento', pondera o coordenador-geral do Samu, André Braga.

Também voltados à qualificação dos atendimentos, novos cursos serão oferecidos pela SMS nos dias 14 e 28 de outubro. 'Como todo bom curso, já estamos preparando os próximos', adianta a secretária Fátima Mrué. Como ocorreu na primeira edição, a ação deste sábado acontece na Escola Municipal de Saúde, no Setor Bueno. Desta vez, 30 profissionais, entre técnicos de enfermagem e condutores socorristas, confirmaram participação no evento. As aulas são ministradas por instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Goiânia. 'Sabemos que a qualificação profissional é o diferencial no atendimento. Por estamos e vamos continuar investimento muito nisso', destaca André Braga. O primeiro curso envolveu 25 médicos e enfermeiros de dez unidades de saúde localizadas na Região Noroeste.

Mutirão

Paralelamente, durante o sétimo Mutirão da Prefeitura, que será realizado neste final de semana na Vila Rizzo, o Samu também realizará curso de primeiros socorros. Destinado à população em geral, o curso acontece no sábado e domingo, 16 e 17 de setembro, no estande da Secretaria Municipal de Saúde. Apenas no Mutirão do Jardim Itaipu, o Samu capacitou 100 cidadãos e professores para atendimento em primeiros socorros. 

Da Prefeitura de Goiânia

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757