Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Acilamar Vilela e Oriçanga de Bastos Junior nos estúdios da 730 (Fotos: Jordanna Ágatha)
meioambr
No dia 18 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Campo Limpo. A data tem o objetivo de lembrar a importância de retirar embalagens vazias de defensivos agrícolas do meio ambiente

Desde 2002, quando entrou em operação, o sistema já destinou corretamente mais de 420 mil toneladas de embalagens, como analisa a coordenadora de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Acilamar Vilela, em entrevista exclusiva no quadro Meio Ambiente do programa Cidadania em Destaque desta terça-feira (15), na 730.

“Nenhum país no mundo faz o que o Brasil faz. Isso começou com uma necessidade que se observou devido às embalagens que eram descartadas incorretamente. Eram jogadas dentro de rio, colocava em risco a vida de animais e pessoas e, desde então, a cadeia se uniu. Houve uma legislação que obrigou todos os envolvidos na produção agrícola a dar o destino ambientalmente correto”, afirma.

Clique aqui para saber como dar o destino ambientalmente correto às embalagens

Segundo a coordenadora, no ano de 2002, foram recolhidas 3 mil toneladas de embalagens. Em 2016, foram mais de 44,5 mil. Acilamar Vilela destaca o que diz a lei sobre a adequada destinação dos produtos.

“A embalagem terminou na sua mão, agricultor. Então é sua obrigação dar o destino ambientalmente correto dessa embalagem. O agricultor precisa fazer a tríplice lavagem, a inutilização dessa embalagem e devolver nos locais indicados na nota fiscal”, pontua.

Em Goiás, o engenheiro agrônomo da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Oriçanga de Bastos Júnior, frisa que o trabalho é feito pelo órgão em parcerias com os municípios. “Em 2010, tiramos 5,5 toneladas de embalagens em Teresópolis, Nerópolis e Campo Limpo. No ano passado, um trabalho realizado junto com a Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa) e Prefeitura municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, recolhemos 1,5 tonelada só em Teresópolis”, argumenta.

Ao retirar dos campos 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada desse material. Essas conquistas serão celebradas em 18 de agosto, Dia Nacional do Campo Limpo.

Ouça a entrevista na íntegra

Fonte: Inpev
triplice

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757