Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Rio Araguaia pode secar em 40 anos (Foto: Divulgação)
araguaias
Além de ser uma das principais atrações turísticas de Goiás, o Rio Araguaia é um importante manancial do estado. Apesar de ser lembrado pelos goianos, o rio precisa de cuidados principalmente nas áreas de preservação e conservação.

Um estudo feito pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) prevê que o Araguaia vai secar dentro dos próximos 40 anos.

Em entrevista exclusiva ao programa Cidadania em Destaque desta terça-feira (9), na 730, o titular da Dema, delegado Luziano de Carvalho, diz que o problema foi, de certa forma, previsto por antigos produtores rurais que dependiam de lagoas abastecidas pelo Rio Araguaia.

“Foi feito um levantamento com proprietários, antigos produtores rurais, de áreas onde havia lagoas, nascentes, rios perenes. Hoje as lagoas já secaram. Isso é um reflexo. Quando se tem um farol, você enxerga lá na frente e, há 40 anos, nos canais de interligação entre estas lagoas naturais que, consequentemente, chegam ao Rio Araguaia, pegava-se peixe, pirarucu inclusive. Hoje totalmente secos. Lamentavelmente isso parece estar se confirmando, e ainda antecipando esta data”, relata.

O advogado agroambiental Marcelo Feitosa, também presente nos estúdios desta terça-feira na 730, critica o fato de não existirem projetos adequados de destinação de resíduos sólidos nos municípios próximos ao Rio Araguaia.

“Os turistas não cuidam do lixo. Além disso, os municípios locais, que percorrem a região do Rio Araguaia, não têm um projeto desenvolvido para recepção de resíduos sólidos. Há hoje barbáries ambientais, com verdadeiros crimes ambientais praticados pelos municípios no Rio Araguaia. É preciso acabar com isso. Armazenamento ilegal de lixo, em locais conhecidos como lixões, que não atendem à política nacional de resíduos sólidos, com a contaminação de toda a biodiversidade e do lençol freático, além de captação irregular e despejo nas águas do Araguaia. É preciso salvar o Rio Araguaia com atuação conjunta do poder público, sociedade e Educação”, analisa.

O Rio Araguaia, considerado o mais importante do Cerrado brasileiro, nasce no município de Mineiros, no sudoeste goiano, e banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, e tem cerca de 2.115 quilômetros de extensão.

Ouça a entrevista na íntegra

Os convidados desta terça-feira (8) no Cidadania em Destaque, Luziano Carvalho e Marcelo Feitosa (Foto: Johann Germano/Portal 730)
meioambiented

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757