Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Advogado agroambiental Marcelo Feitosa, no Cidadania em Destaque (Foto: Johann Germano/Portal 730)
feitosa
Foi celebrado nesta segunda-feira (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Brasil, apesar de ser rico em biodiversidade, tem cometido algumas ações na contramão da sustentabilidade. Por conta disso, surge a pergunta: será que o país tem mesmo algo a comemorar nesta data? Na opinião do advogado agroambiental, Marcelo Feitosa, que concedeu entrevista exclusiva nesta terça-feira (6) no Cidadania em Destaque, da 730, a resposta é sim.

Ouça na íntegra

“Temos muito a comemorar. Apesar de certo descuido por parte de uma governança ambiental que ainda falta muito e deve ser melhorada no Brasil, somos considerados como o pulmão de biodiversidade do planeta. O Brasil é, sem sombra de dúvidas, uma grande potência ambiental, mas é uma potência que, hoje, infelizmente, tem deixado de lado muitas ações que poderiam ser travadas na luta, inclusive para o fortalecimento dessa condição perante os outros países”, analisa.

Atualmente, o país possui 728 unidades de conservação, e, em cada uma delas, há diferentes tipos de unidades, cada uma recebendo classificação de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos. São classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Refúgio de Vida Silvestre, Reserva da Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Um estudo datado de 2012 mostra que Goiás é um dos estados da federação com o menor índice de áreas legalmente protegidas.  Com uma área de aproximadamente 340.086,968 km², o Estado possui cerca de 3,63% do seu território protegido na forma de 21 Unidades de Conservação (UC's) de domínio estadual, principalmente parques e Áreas de Proteção Ambiental (APA).

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757