Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Superintendente de Vigilância em SMS, Robson Azevedo (Foto: Johann Germano/Portal 730)
rbsonazevedo
Começou nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe Influenza H1N1.

Em Goiânia, as doses de vacinas contra a gripe estarão disponíveis em 37 unidades de Saúde. A meta é imunizar no mínimo 315.865 goianienses até o encerramento da campanha, em 26 de maio.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal (SMS), Robson Azevedo, concedeu entrevista exclusiva à 730 no quadro Saúde do programa Cidadania em Destaque desta segunda-feira, e falou sobre a antecipação da campanha.

Ouça a entrevista na íntegra

“O Ministério da Saúde entendeu pela necessidade de antecipação para evitarmos complicações maiores do vírus Influenza esse ano. Tivemos um ano de 2016 um pouco tumultuado e a gente espera que 2017 corra de forma bastante tranquila. O objetivo da vacina é diminuir o número de hospitalizações e de tratamentos mais complexos”, relata.

Como a entrega das doses da vacina vai acontecer de forma parcelada, foi estabelecido um cronograma de imunização. No primeiro momento, entre os dias 17 e 20 de abril, receberão a vacinação os trabalhadores e profissionais da Saúde. Para isso, é necessário apresentar documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como contracheque ou crachá com foto.

Os grupos prioritários ainda contam com crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, idosos e professores. Cada grupo terá um período específico durante a campanha, que ainda vai contar com o Dia “D”, quando todos os grupos poderão se vacinar, no dia 13 de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, algumas unidades oferecerão apenas doses contra a Influenza, e outras continuarão com o serviço de vacinas de rotina. Em 12 salas da capital será possível encontrar todas as vacinas. Os postos de vacinação funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h da manhã às 17h.

Clique aqui para saber onde se vacinar contra o H1N1

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757