Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Passeata dos estudantes na Avenida Goiás (Foto: Johann Germano/Portal 730)
foto
Milhares de estudantes realizaram uma passeata na manhã desta sexta-feira (01) no Centro de Goiânia. Participantes do 42º Congresso da União Brasileira dos Estudantes (UBES) protestaram em defesa da educação, contra a Lei da Mordaça e movimentos como a Escola Sem Partido que, segundo os manifestantes, é uma forma de "amordaçar o debate democrático nas instituições de ensino e impedir assuntos fundamentais como o combate ao machismo, ao racismo e à LGBTfobia".

O tema foi destaque em um dos debates do Congresso, com a presença da procuradora geral da República Débora Duprat.  A manifestação teve início na Praça Universitária Honestino Guimarães, às 10h, e seguiu pelas principais avenidas do Setor Central, até encerrar por volta de 13h30 na Praça Cívica.

Por onde o movimento passou, o trânsito ficou interditado. Viaturas da Polícia Militar e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), acompanharam o protesto.

Depois da passeata, a programação do Congresso continua no Goiânia Arena com um ato político em homenagem aos 70 anos da UBES com a presença de ex-presidentes da entidade. Já no sábado (02), acontece também no Goiânia Arena a eleição da nova presidência e diretoria da UBES pelos próximos dois anos.

Imagens: Johann Germano/Portal 730

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757