Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

José Frederico Lyra (Foto: Portal 730)
joselyra1
Não é fácil falar sobre política. E, diante do mal exemplo dado por alguns políticos corruptos e da consequente descrença de parte da população em uma nova política, essa tarefa se tornou ainda mais difícil. Mas um grupo de jovens brasileiros decidiu ‘sair da caixa’. Eles criaram neste ano o Movimento ‘Acredito’, que objetiva provar que a política pode transformar a sociedade.

Um dos fundadores do Movimento, engenheiro goiano José Frederico Lyra, cita quais são os principais pilares do ‘Acredito’. “O foco é no Congresso. As pessoas reclamam do Congresso e olham para o Executivo na hora de votar. Queremos quebrar esse ciclo. Não vamos apoiar ninguém para o Executivo no ano que vem. Temos três pilares: construir uma agenda mínima para que essas pessoas, se eleitas, defendam no Congresso; mobilizar as pessoas nas ruas e na internet; por fim a renovação em si, identificar pessoas que nunca se candidataram e dar formação a elas”, esclarece.

Sem classificar-se enquanto membro da Esquerda ou da Direita, O ‘Acredito’ não possui veto a nenhum partido. No entanto, o Movimento só apoiará candidatos de partidos que se aproximem da linha de atuação proposta pelo ‘Acredito’.

“No ano que vem vamos apoiar 30 pessoas que nunca tiveram mandato. A ideia é apoiar 15 mulheres e 15 homens. Existe também uma questão de igualdade racial”, destaca Lyra.

Além disso, o Movimento Acredito se diz um pouco mais ‘progressista’ do que o Movimento Brasil Livre (MBL), que é ligado à Direita e surgiu a partir de manifestações em São Paulo e no Rio Grande do Sul, que aconteceram no fim de 2014, em protestos pela investigação do ‘petrolão’ e por mais liberdade de imprensa. 

Acompanhe a reportagem completa:

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757