Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
avenidaaraguaia
Arborizada e um importante centro comercial de Goiânia. Assim podemos definir a Avenida Araguaia, via que nasceu junto com a capital e liga a região central ao Setor Norte Ferroviário.

A história da Avenida se confunde com a história de Goiânia. Projetada pelo engenheiro e arquiteto Atílio Correia Lima, a nova capital goiana foi inspirada no estilo arquitetônico art déco. De acordo com o professor e mestre em história Luiz Eduardo Fleury, Atílio teve contato com o art déco em Paris, onde se graduou.

Fleury explica ainda que, originalmente, a Avenida Araguaia foi planejada para conectar o Centro Administrativo à um espaço de lazer.

A princípio a Araguaia fazia parte de uma região residencial. No entanto, de acordo com Luiz Fleury, com o passar dos anos e com o crescimento de Goiânia, a via passou a abrigar uma zona comercial.

No total, a Avenida tem cerca de 2km de extensão, percurso este que já foi palco de diversas manifestações populares, tais como as 'Diretas Já' na década de 1980, e a parada do orgulho LGBT, que acontece todos os anos.

Da  repórter Jordanna Ágatha

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757