Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
cesio
Em memória aos 30 anos do acidente com o Césio 137, a Conferência Internacional Conjunta Radio 2017, reúne em Goiânia desta segunda-feira, dia 25, ao dia 29, sexta-feira, especialistas em radioproteção de vários países. A Radio 2017 será no Centro de Convenções, em Goiânia. A abertura solene será às 17 horas desta segunda, no Auditório Lago Azul, com a presença do secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela e do prefeito de Goiânia, Íris Rezende.

Também confirmaram presença o secretário da Saúde da época, Antônio Faleiros e Halim Girade, primeiro presidente da Fundação Leide das Neves (FunLeide) – que farão uma sessão técnica logo após a solenidade – bem como especialistas que atuaram ou atuam no processo de radioproteção da América Latina.

A Radio 2017 tem o tema Goiânia 30 Anos Depois – Compartilhando Experiências, que relembra o acidente radiológico com césio 137, ocorrido em setembro de 1987 em Goiânia. Este é considerado até hoje o caso mais impactante de dispersão de uma fonte radioativa sobre uma cidade, incluindo todos os efeitos sociais e psicossociais, associados aos efeitos da radiação.

A Secretaria da Saúde participa da Conferência Radio 2017 com todo o corpo de profissionais do C.A.R.A, do Centro Pesquisas Leide das Neves e da Vigilância em Saúde (Suvisa), tanto na exposição de palestras e mesas científicas como congressistas.

“A experiência desses profissionais é única e será um ponto alto da conferência, pois atuaram na contenção do acidente e muitos ainda atuam no monitoramento dos radioacidentados”, explica o secretário da Saúde Leonardo Vilela. A SES-GO terá um estande com equipe do C.A.RA e Conecta SUS, demonstrando o trabalho de assistência, pesquisas e acervo fotográfico.

OrganizaçãoA Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é a promotora da Radio 2017, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica, Comissão Nacional de Energia Nuclear. Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e várias empresas e profissionais ligados ao setor radiológico e nuclear do Brasil e do mundo. O evento é composto pelo V Congresso Brasileiro de Radioproteção, VI Congresso de Proteção contra as Radiações dos Países de Língua Portuguesa, VII Congresso Internacional de Proteção Radiológica na Indústria, além de uma feira de exposição de produtos de radioproteção e dosimetria.

Conferência Internacional Radio 2017

Data e Hora: 25/09/2017 às 17 horas – Abertura Solene26/09 às 10h30: Mesa Goiânia e Lições Aprendidas – Mediadora Maria Paula Curado (AC Camargo)

27/09 às 10h30: Mesa “Aspectos iniciais e de longo prazo dos cuidados médicos no acidente radiológico de Goiânia” – Mediadores Nelson Valverde (consultor) e Irani Ribeiro (SES-GO)

27/09 às 13h45: Mesa “Abordagem multiprofissional de saúde para radioacidentados – Mediadores Quimarques Cassemiro Santos (SES-GO) e André Luiz de Souza (Diretor C.A.R.A)

29/09 às 8h30: Mesa “Situação Radioacidentados –Como está Goiânia hoje?” – Mediadores Marcos do Amaral (SBR) e Irani Ribeiro (SES-GO)

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Rua 04, Centro – Goiânia

Do Governo de Goiás

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757