Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Portal730
criancas730
A redação da Rádio 730 ficou mais alegre na manhã desta terça-feira (29). Crianças e adolescentes do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos da região noroeste de Goiânia (CECOM) visitaram os estúdios da 730 e tiveram um contato direto com a pratica rádiojornalística. Essa foi a primeira vez que a turma esteve em uma rádio.

Fundado em 22 de maio de 1984, o Cecom atende atualmente 550 crianças e jovens, com idades entre seis e 18 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além disso, também são realizadas ações de integração com os familiares dos beneficiados, com os trabalhos fortalecidos pelo Termo de Cooperação Mútuo, firmado entre a PUC Goiás/IDF/PROEX e o CECOM.  

A advogada e diretora técnica do Cecom, Anauara Carrijo, ressalta que o Centro foi criado a partir da iniciativa de moradores de bairros da região noroeste de Goiânia, principalmente do Jardim Nova Esperança.

No CECOM, são desenvolvidas atividades ligadas ao esporte e à educação, incluindo oficinas de capacitação e formação cidadã. Com o apoio dos jornalistas e educadores, Raíssa Viana e Gabriel di Aquino, há aproximadamente dois anos as crianças e os adolescentes têm tido acesso à uma oficina de rádio.  

O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo Anauara Carrijo, a estruturação da rádio se deu mediante a captação de recursos provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Os conteúdos veiculados na oficina são produzidos pelos cerca de 120 participantes do projeto. O adolescente Victor, de 13 anos, frequenta a rádio desde os nove. Ele afirma que o seu programa favorito é o esportivo “Cartão Vermelho”.

Já a jovem Raíza, de 14 anos, elege como seu programa preferido o “Ping-pong”, que é baseado na realização de entrevistas com os moradores do Jardim Nova Esperança.

Aos 20 anos, Pedro Henrique é o mais velho da turma. Segundo ele, a experiência de conhecer uma rádio pela primeira vez foi transformadora.

Os interessados em participar dos projetos oferecidos pelo CECOM ou em fazer doações podem entrar em contato com a instituição por meio do site. Além disso, qualquer pessoa com idade superior a 18 anos pode se tornar um voluntário da entidade. O Cecom está situado à Rua 15, nº 293, Setor Santos Dumont, na divisa com o Jardim Nova Esperança, em Goiânia. Mais informações pelo telefone: (62) 3297-1013.

       

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757