Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Prefeito Iris Rezende na chegada ao mutirão neste sábado (26) (Foto: Gerliézer Paulo/Portal 730)
irisd
Quatro novos serviços passam a integrar as atividades que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) leva ao Mutirão da Prefeitura. A sexta edição da ação ocorre neste sábado (26) e domingo (27) no Jardim Itaipu, região sudoeste da Capital.

De acordo com a prefeitura, pela primeira vez o evento dispõe de orientação e encaminhamento para exames de câncer de mama, ultrassom de tireoide e consulta com endocrinologista, os dois últimos disponibilizados apenas para pacientes pré-agendados. Com esses e outros atendimentos, a SMS atinge a marca de 25 diferentes serviços prestados durante a mobilização coletiva da Prefeitura de Goiânia. Em termos comparativos, na edição anterior, realizada no Setor Novo Horizonte, foram oferecidos 17.

Além das opções inéditas, a SMS mantém na carteira de serviços o oferecimento de sete tipos de vacinas. No sábado das 8 às 17h, e no domingo das 8 ao meio-dia, é possível se proteger da influenza, HPV, meningite, hepatite b, tétano, difteria e febre amarela. Nas cinco edições anteriores as vacinas estiveram entre os serviços mais procurados pela população. Até agora, já foram realizadas 4.040 imunizações. Os cidadãos também podem aproveitar a ação na região Sudoeste para ter consultas com dermatologista sobre câncer de pele e/ou com nutricionista, se submeter a avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), cálculo que indica se o peso está adequado à altura dentro do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS); a aferição da pressão arterial; e a checagem da taxa de glicemia, que aponta a possibilidade ou não diabetes. Para pacientes pré-agendados, além exame de tireoide e consulta com endocrinologista, a SMS disponibiliza eletrocardiograma, avaliação prévia necessária à realização de cirurgias.

O Mutirão do Itaipu ainda oferece à população a possibilidade de aprender sobre primeiros socorros por meio de curso oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), divisão da Secretaria Municipal de Saúde que também treinará 60 professores da rede municipal de ensino. A capacitação dos docentes ocorrerá no sábado e no domingo das 9 às 10h30 e das 11 às 12h30. Na área educativa, o estande da SMS ainda oportuniza aprendizado sobre a atuação e funcionamento da Vigilância Sanitária, a respeito de endemias e pragas urbanas e no que tange à participação popular na gestão da Saúde.

A pasta também participa do sexto Mutirão com Operação Cata Pneus e do combate domiciliar do Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus. Ao todo, 100 agentes de endemias percorrem os 21 bairros atendidos na frente de serviços em busca de focos do mosquito. O objetivo é, até domingo, último dia da ação, vistoriar 15 mil imóveis da região Sudoeste.

Serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde no 6º Mutirão:

1- Vacina contra influenza

2- Vacina contra HPV

3- Vacina contra meningite

4- Vacina contra hepatite b

5- Vacina contra tétano

6- Vacina contra difteria

7- Vacina contra febre amarela

8- Consulta com dermatologista sobre câncer de pele

9- Consulta com nutricionista

10- Orientação sobre câncer de mama

11- Avaliação e encaminhamento para exame de mama

12- Exame de tireoide (exclusivo para pacientes previamente agendados)

13- Eletrocardiograma (exclusivo para pacientes previamente agendados)

14- Consulta com endocrinologista (exclusiva para pacientes previamente agendados)

15- Mediação de Índice de Massa Corporal (IMC)

16- Aferição de pressão arterial

17- Teste de glicemia para avaliação de diabetes

18- Orientações sobre participação popular na gestão da Saúde

19- Orientações sobre serviços da Vigilância Sanitária

20- Exposição educativa da Zoonoses

21- Curso de primeiros socorros oferecido pelo Samu

22- Capacitação em primeiros socorros de professores da rede municipal ensino

23- Orientação sobre endemias e pragas urbanas

24- Operação Cata Pneus

25- Combate domiciliar ao Aedes aegypti

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757