Foto: Jerônimo Junio/Portal 730
mutiraoprefeitura
A Prefeitura de Goiânia realiza neste sábado (12) e domingo (13), a quinta edição do Mutirão. Vários serviços serão oferecidos pela administração municipal e a meta é que, assim como nas edições anteriores, atingir a média de 50 mil atendimentos de saúde, educação, direitos humanos, jurídico, meio ambiente, assistência social, emissão de documentos, orientações, além das atividades culturais e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na região Sudoeste nas áreas de urbanização e infraestrutura.

As tendas com toda a estrutura do Executivo Municipal foram montadas na Avenida César Lattes com a Avenida Vasco dos Reis, no Setor Novo Horizonte, e o horário de atendimento no sábado será das 8h às 17h, e no domingo das 8h às 12h. Na abertura, a entrevista coletiva do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, será às 8h30, no estande da Secretária Municipal de Comunicação (Secom).

Confira os serviços que serão prestados pela administração municipal nesta edição:

Atende Fácil

Todos os serviços prestados nas lojas físicas do Atende Fácil estarão à disposição da população nos dois dias do evento. Os interessados poderão solicitar parcelamentos dos impostos municipais, como IPTU, ISS e ISTI, consultar e abrir processos, emitir guias de pagamentos e ainda cadastrar a senha pessoal para acesso ao programa Alvará Fácil.

Assistência Social

No estande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) os moradores da região Sudoeste terão como se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal. Além dos cadastros, a pasta disponibilizará um espaço da beleza e oferecerá serviços de design de sobrancelhas e corte de cabelo.

Atividades culturais

Brinquedos, como pula-pula, touro mecânico e barca estarão disponíveis para as crianças da região Sudoeste. Além das brincadeiras, os moradores também poderão assistir apresentações culturais.

Correios

Uma parceria com os Correios vai garantir a inscrição de interessados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). A estatal também disponibilizará aos moradores da Região Sudoeste os serviços do Banco Postal Itinerante, como consultas de saldos, extratos, solicitação de empréstimo e aquisição de consórcios e títulos de capitalização.Direitos HumanosA Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) oferecerá serviços de emissão de primeira ou segunda via de Registro Geral (RG), por intermédio de parceria com a Polícia Civil do Estado de Goiás, além da Identidade Jovem (ID Jovem) e Carteira de Estudante.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) oferecerá consultas de vagas nas unidades educacionais, solicitações de transferências de escolas municipais e de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e pinturas faciais, além da distribuição de mudas e sementes para produção de hortas em pequenos espaços a partir da reutilização de garrafas pets.

Habitação

Durante o Mutirão, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) realizará o cadastramento de famílias no Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. Além disso, será feita a atualização dos dados das famílias já inscritas e orientações sobre a regularização fundiária de loteamentos de Goiânia.

Meio Ambiente

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) entregará mudas de árvores nativas do Cerrado e, além disso, a população terá acesso a serviços de educação ambiental, registro de denúncias ambientais, consulta de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização.

Orientação jurídica

No estande da Procuradoria-Geral do Município moradores da região Sudoeste terão acesso a serviços jurídicos, como divórcio, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, retificação de registro civil, pagamentos de tributos e orientação sobre processos em andamento na Prefeitura de Goiânia.

Saúde

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão oferecer atendimentos de vacina contra influenza, vacina contra HPV, vacina contra meningite, vacina contra hepatite b, vacina contra tétano, vacina contra difteria, vacina contra febre amarela, consulta com dermatologista sobre câncer de pele, consulta com nutricionista, mediação de Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial, teste de glicemia para avaliação de diabetes, orientações sobre participação popular na gestão da Saúde, orientações sobre serviços da Vigilância Sanitária, exposição educativa da Zoonoses, curso de primeiros socorros oferecido pelo Samu, orientação e combate ao aedes aegypti.

Sine Municipal

Nesta edição do Mutirão, a emissão de Carteira de Trabalho foi ampliada pelo Sine Municipal. Dessa vez, serão emitidos 300 documentos, 150 a mais do que as edições anteriores. Essa ampliação será possível graças a uma doação do Ministério do Trabalho. No sábado, 12, às 8h, o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Degmar Jacinto Pereira, entregará ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dois kits com coletores de impressões digitais, webcams e leitores de assinaturas digitais para a confecção do documento.

Guarda Municipal

As crianças que participarem do Mutirão e visitarem o estande da Guarda Civil Metropolitana (GCM) serão orientadas sobre a prevenção ao uso de drogas pelos agentes do Programa Anjos da Guarda. Os guardas municipais farão a segurança do local com 60 homens. Também haverá apresentações com a banda de música da corporação e um trabalho recreativo de interação com as crianças.

Trânsito

Agentes de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) realizarão atividades com crianças da região.

Procon

Servidores do Procon Goiânia vão orientar a população sobre os direitos do consumidor e também registrarão denúncias sobre violação do Código de Defesa do Consumidor.

Previdência

Técnicos do Instituto de Previdência Social do Município (IPSM) vão esclarecer os servidores da Prefeitura de Goiânia sobre aposentadorias, pensões e auxílios doenças.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757