Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

 

Moema Olival (Foto: Jordanna Ágatha/ Portal 730)
moemaolival
Charmosa e conhecida por seus restaurantes e lanchonetes, a Rua 20, situada no cruzamento das Avenidas Anhanguera e Araguaia - no centro de Goiânia – está presente na memória dos moradores mais antigos da capital.

Em meados da década de 1930, a Rua foi escolhida para acomodar as residências dos pioneiros de Goiânia, que ainda estava em fase de construção. Na época, a capital do estado era a Cidade de Goiás.

Colemar Natal e Silva

A transferência da capital para Goiânia foi um processo que contou com a participação ativa de personagens importantes da história de Goiás. Um deles foi o advogado Colemar Natal e Silva, ícone da cultura e do Direito em Goiás.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação Cultura, e Esporte (Seduce), nascido em Niquelândia, no dia 24 de agosto de 1907, Colemar Natal e Silva fundou a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1939 e transferiu para Goiânia o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, além ter publicado várias obras e lecionado em diversas instituições.

Em 1960, Colemar fundou a Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou o primeiro Reitor e entusiasta. Atualmente, o Campus da UFG localizado no Setor Universitário, em Goiânia, leva o nome dele.

Sobrado da Rua 20

Durante parte de sua vida, Colemar e a família moraram em um sobrado cor-de-rosa, localizado na esquina das ruas 20 e 15, onde hoje funciona a sede da AGL. Filha do jurista, a escritora e professora emérita da UFG, Moema de Castro e Silva Olival recorda os momentos marcantes que viveu na casa onde morava durante a infância.

Mesmo não morando mais no Sobrado da Rua 20, Moema Olival, afirma que guarda boas lembranças daquela época e fornece detalhes sobre outros imóveis da antiga Rua 20.

Colemar Natal e Silva deixou um legado em Goiânia. Ele faleceu em 23 de fevereiro de 1996, aos 88 anos de idade.

Com informações da repórter Jordanna Ágatha

Acesse a galeria de fotos:

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757