Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Portal 730
haddadestudio
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve nos estúdios da Rádio 730 na manhã desta quarta-feira (19). Na entrevista, veiculada durante o programa Primeiro Tempo da Notícia, além de discutir temas essencialmente políticos, Haddad destacou a importância do planejamento urbano para as grandes cidades.

Um dos problemas que está presente na maior parte das metrópoles brasileiras é a poluição visual. Goiânia, considerada referência em Art Déco, não foge ao que já parece ser uma regra entre as capitais do país.

A questão se agrava à medida em que anunciantes desrespeitam o código de posturas e desafiam a fiscalização ao afixar publicidade em locais proibidos. Especialistas abordaram o tema no quadro Meio Ambiente do programa Cidadania em Destaque, exibido na terça-feira (18).

Ao analisar a poluição visual causada pela falta de preservação das faixadas dos prédios, Haddad destacou que é preciso haver equilíbrio entre os aspectos econômico e ambiental. “Em São Paulo, o empresário troca o potencial de aproveitamento de um prédio tombado e com o recurso dessa troca ele preserva o patrimônio. Ou então, o empresário doa para a prefeitura o patrimônio tombado e em troca recebe o potencial construtivo para aproveitar em outro empreendimento. Em São Paulo, para construir um prédio, você é obrigado a comprar o potencial construtivo”, sugere.

Ainda de acordo com o ex-prefeito de São Paulo, apesar do debate sobre sustentabilidade urbana possuir uma tônica local, nada impede que as administrações de Goiânia e São Paulo, por exemplo, troquem experiências. “O debate sobre resgate do espaço público é local. Não tem como não ser local. A gente tem que trocar experiências, Goiânia pode ensinar São Paulo assim como São Paulo pode ensinar Goiânia. Dessa forma, vamos construindo um marco regulatório mais moderno para as cidades”, acrescenta Haddad.

O petista veio à Goiânia para participar de um ciclo de debates, promovido pela Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), sobre a conjuntura política e os caminhos para Goiás e o Brasil. Ademais, na segunda-feira (18), Haddad palestrou na 43ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco), organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é considerado o maior e principal evento de estudantes de economia do Brasil.

Ouça a entrevista completa:

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757