Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Johann Germano/Portal 730
camerasd
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Goiânia (SMT) iniciou nesta segunda-feira (10), no Setor Bueno, uma ação educativa com o objetivo de orientar motoristas e divulgar o início da fiscalização por meio de câmeras de videomonitoramento.  

São 10 equipamentos instalados nas imediações do Parque Vaca Brava e que vão autuar, a uma distância máxima de 500 metros, infrações de trânsito como jogar lixo nas ruas, estacionar em locais proibidos, trafegar sem o cinto, uso de celular ao volante, transportar animais sem a observância das normas ou crianças sem cadeirinha e avançar o sinal vermelho.

De acordo com o titular da Pasta, Fernando Santana, um dos objetivos é a diminuição do número de infrações no trânsito da capital, e a redução de acidentes. Apesar da ação com as câmeras, o secretário afirma que a presença dos agentes nas ruas deverá ser intensificada.

“Nós entendemos que o agente, quando está nas ruas, é também muito educativo. O motorista, quando vê o agente, se ele estiver com a intenção de cometer uma infração, ele já muda ideia. Não é pelo fato de termos as câmeras que o agente vai deixar de estar nas ruas, afinal, temos hoje na cidade mais de 1 milhão de veículos nas ruas”, afirma.

De acordo com Fernando Santana, será solicitado à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSP-GO), a utilização das cerca de 200 câmeras existentes na capital.

“Estamos trabalhando em um convênio para que possamos utilizar as câmeras deles e eles utilizarem as nossas. O nosso projeto terá continuidade, vamos instalar mais câmeras e, queremos sim, fazer uma parceria porque assim estaremos cumprindo o nosso modelo do poder executivo que é a preocupação do prefeito Iris Rezende, que é o aumento da segurança dentro da cidade”, ressalta.

Os agentes da SMT estarão nos cruzamentos próximos ao parque para a distribuição do material educativo, e as autuações começam a ser feitas na próxima segunda-feira, dia 17 de julho. Uma equipe com dois agentes monitora as câmeras dentro de uma sala da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, no Paço Municipal.

Confira, no quadro a seguir, as infrações que serão captadas pelas câmeras.

Foto: SMT/Divulgação
viomoni

Imagens: Johann Germano/Portal 730

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757