Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Parque Campininha das Flores. (Foto: Reprodução/ Internet)
campininhadasflores
O bairro de Campinas está completando 207 anos neste sábado (08). Boa parte da história de Goiânia está contida nas vias da Campininha das Flores, mesmo que antigos nomes de algumas ruas tenham sido trocados com o passar do tempo.

Primo do escritor Bariani Hortêncio, o ex-jogador do Atlético Goianiense, professor e historiador campineiro, Horieste Gomes, conta que quando chegou em Goiânia - no ano de 1939 - as ruas de Campinas tinham nomes dos estados do Brasil e das cidades de Goiás.

Com a construção da nova capital - Goiânia - Campinas, que antes era um município e possuia autonomia, tornou-se um bairro de Goiânia. Segundo Horieste Gomes, a população da época não reagiu negativamente à mudança.

Além das ruas, Campinas agrega praças e pontos de lazer, entre eles a Praça Joaquim Lúcio, a praça da Matriz e o Parque Campinha das flores. A tranqüilidade interiorana de Campinas durou até a década de 1970. A partir da construção da capital federal e do desenvolvimento de Goiânia, o comércio varejista ganhou força na região. Com isso, grande parte dos antigos moradores deixou a Campininha. Entretanto, muitos ainda resistem e todos os anos declaram seu amor pelo bairro durante o aniversário de Campinas.

Com informações da repórter Jordanna Ágatha

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757