Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
tabagismo
Noventa Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de nova rodada de capacitação para atuação em grupos antitabagismo. A medida faz parte de uma série de ações que a Gerência de Doenças e Agravos Crônicos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia realiza desde o início do mês como parte do cronograma de comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado em 31 de maio. 

A escolha dos ACS deve-se ao fato de eles já terem contato direto com a população em residências e nas unidades onde atuam. O curso oferece a esses profissionais condições de triar os pacientes, orientá-los e chamá-los para participar dos grupos de abordagem intensiva ao fumante. A medida é também mais uma ação da Prefeitura de Goiânia no combate ao fumo. 

A Saúde oferece à população o Programa Municipal de Controle do Tabagismo que, desde 2005, realiza atividades educativas, campanhas, capacitações, seminários, simpósios, educação continuada, distribuição de material educativo, atendimento ao fumante e comemorações de datas importantes como o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Nacional de Combate ao Fumo. 

A gerente de Doenças e Agravos Crônicos e Não-Transmissíveis da SMS, Daniela Teixeira, explica que  o programa utiliza duas estratégias principais para que o fumante deixe o cigarro: a Abordagem Mínima ao Fumante e a Abordagem Intensiva ao Fumante. A Mínima pode ser realizada por todo profissional de saúde durante a consulta de rotina onde o tabagista é orientado sobre os males do vício. A Intensiva corresponde ao tratamento do tabagista em grupo com avaliação, acompanhamento e apoio medicamentoso por meio de reuniões estruturadas.

Uma das primeiras ações realizadas no inicio deste mês foi destinada aos profissionais de nível superior. Ela aconteceu na Escola Municipal de Saúde Pública e levou 79 profissionais a participarem da capacitação de abordagem intensiva ao fumante. No Distrito Sanitário Campinas Centro foi realizada ainda a capacitação de abordagem mínima ao fumante. Ao todo, 63 profissionais participaram do curso.

Da Prefeitura de Goiânia

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757