Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


Início da Avenida Dr. Ismerino Soares de Carvalho, no Setor Aeroporto (Foto: Reprodução/Google Street View)
ismerino
Recheada de clínicas, laboratórios e óticas, a Avenida Ismerino Soares de Carvalho é uma das principais da região central de Goiânia, e estampou o quadro Se Essa Rua Fosse Minha, do programa Super Sábado (1º) deste final de semana.

A avenida possui mão única e nasce no fundo do Centro de Convenções, e está próxima a outras importantes vias da cidade, como as Avenidas Paranaíba e Anhanguera. A empresária Ideone Barbosa, é dona de uma ótica na esquina da via com a 9-A, desde 1984. De acordo com ela, havia pouco comércio na região na época.

Com cerca de 1 km de extensão, localiza-se no Setor Aeroporto, e faz parte do antigo aeródromo. A arquiteta e urbanista Kátia do Carmo explica como a via integrava o local.

Tão logo o local do aeroporto foi transferido para o Setor Santa Genoveva, as ruas eram nomeadas com letras. A Ismerino de Carvalho, por exemplo era chamada de Avenida Z.

No entanto, de acordo com o setor de Cadastramento de Logradouros da prefeitura de Goiânia, depois da execução da Lei n° 4478 de setembro de 1971, a Avenida Z teve seu nome mudado para Avenida Dr. Ismerino Soares de Carvalho.

Afinal, de onde veio esse nome? Quem foi Ismerino de Carvalho? Mineiro, nascido em Urandi em 1907, veio para Goiânia em 1940, antes da inauguração da cidade. O membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Luiz Augusto Sampaio explica que Ismerino foi um engenheiro civil que ajudou na construção da capital e também exerceu a função de prefeito.

Da repórter Jordanna Ágatha

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757