Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Goiânia
mutirao2
O segundo mutirão da Prefeitura de Goiânia acontece neste sábado (24) e domingo (25). O evento ocorrerá na região Sul da capital. A estrutura do evento foi montada na Praça da Feira, localizada na Rua 2.013, no Parque Atheneu. A abertura será realizada pelo prefeito Iris Rezende, às 8h.

Nos estandes serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, cuidados com a beleza, orientação jurídica, emissão de documentos, atividades educativas, esportivas e de lazer. Ao todo, 21 bairros da região serão beneficiados com serviços de infraestrutura e limpeza.

Cada pasta da administração terá espaço para oferecer atendimentos e mostrar o trabalho que é desenvolvido diariamente. Confira o que cada órgão realizará:

Habitação 

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) realizará o cadastramento de famílias junto ao programa Municipal de Habitação de interesse social. Além disso, será feito a atualização dos dados das famílias já inscritas, além de sanar dúvidas a respeito da regularização fundiária de loteamentos da Capital.

Outro serviço oferecido pela pasta durante a ação é a orientação sobre construções na cidade. Técnicos da área de análise e aprovação de projetos e de fiscalização de edificações estarão à disposição para sanar as dúvidas e orientar a população a respeito das normas de edificação e acessibilidade. Secretaria orientará sobre o programa Alvará Fácil lançado pela Prefeitura de Goiânia em abril deste ano e que possibilita a liberação de alvarás de construção online e em até 24 horas.

Também será disponibilizado à população acesso à Planta Popular, projeto que realiza doação de plantas de moradias às famílias de baixa renda. Além disso, equipes também estarão na região realizando atividades de recolhimento de carcaças de veículos e orientando os contribuintes sobre as normas de acessibilidade.

A novidade para esta edição  é a exposição “Olhares sobre Goiânia - O centenário de uma cidade construída por todos nós”. Trata-se de uma exposição fotográfica com imagens da Capital que apresenta 18 fotografias assinadas por vários profissionais e que pertencem ao acervo da Seplanh e detalham a construção da cidade ao longo dos seus primeiros 40 anos.

Amma

Criado pelo prefeito Iris Rezende em 2005, um dos maiores programas de plantio voluntário segue sendo destaque na segunda edição do Mutirão da atual gestão. A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai disponibilizar mais de 1,5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, por intermédio do Programa Plante a Vida. Além da distribuição de mudas, o órgão ambiental do município realizará oficinas de educação ambiental, registros de denúncias, consultas e andamentos de processos e orientações sobre licenciamento e fiscalização.

Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) preparou uma série de atividades culturais e um estande que emitirá documentos como carteiras de identidade, carteiras de estudante, ID Jovem e Carteiras de Passe Livre para pessoas com deficiência e idosos.

A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial realizará apresentações culturais de rodas de capoeira, samba de roda e congada. Na ocasião, também serão oferecidas assessoria jurídica em direitos humanos e palestras sobre igualdade racial. Por sua vez, a Assessoria LGBT da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará uma ação com psicólogos para atender as pessoas que queiram tirar dúvidas sobre orientação sexual e de gênero.

Outros benefícios levados para a comunidade da região Sul pela SMDHPA é a confecção de carteiras de estudante e o ID Jovem - documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual -, que serão emitidos pela Superintendência da Juventude. Já em parceria com o Sine Municipal, a pasta prepara um guichê para orientações a respeito de vagas de emprego.

Comurg

A região já está recebendo diversos serviços como remoção de entulhos e galhadas descartadas irregularmente em vias públicas, roçagem mecânica de mato, podas em geral nas praças e canteiros. A força tarefa realiza, também, manutenção em equipamentos de ginástica e brinquedos, pintura de meio-fio, serviços de infraestrutura e limpeza em geral.

Os bairros beneficiados na segunda edição do Mutirão da Região Sul são os seguintes: Chácara do Governador, Chácara Alto da Glória, Conjunto Anhanguera, Conjunto Fabiana, Jardim Bela Vista, Jardim da Luz, Jardim Mariliza, Parque Santa Cruz, Parque Acalanto, Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras, Vale das Pombas, Vale das Brisas, Villa de France, Villa de France 1, Vila Alto da Glória, Vila Jardim Vitória, Vila legionárias, Residencial Arco Verde, Residencial Brisas do Cerrado e Residencial Parque Flamboyant.

Guarda Municipal

As crianças que participarem do Mutirão e visitarem o estande da Guarda Civil Metropolitana (GCM) serão orientadas sobre a prevenção ao uso de drogas pelos agentes do Programa Anjos da Guarda.

Durante os dois dias, a equipe do Programa Anjos da Guarda realizará um trabalho lúdico com as crianças e adolescentes. Os guardas municipais farão a segurança do local com 60 homens, realizará apresentações com a banda de música da corporação e promoverá um trabalho recreativo de interação com as crianças.

Procon Goiânia

Para a ocasião, o órgão disponibilizou dez servidores para orientar sobre os direitos dos consumidores. Além do trabalho de informação, o Procon Goiânia receberá denúncias, atenderá as reclamações e instaurará processos referentes as demandas recebidas.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) participará com obras, serviços e atividades esportivas e educacionais. As ações têm como objetivo envolver a comunidade, levar cidadania e qualidade de vida à população.

Ao todo, 17 instituições da rede municipal recebem reformas e reparos na região. Unidades recebem serviços de pintura em geral, revisão elétrica e hidráulica, limpeza geral, revisão de telhados, substituição de lâmpadas e vidros, capina e poda.

Os estandes da SME incluem oficinas de alimentação saudável e horta escolar, pintura facial de crianças, jogos de língua portuguesa e contação de histórias com fantoches. Os visitantes terão acesso também a atividades de recreação, como amarelinha, pernas de pau, xadrez, cabo de guerra, pula elástico, peteca, corrida de saco, golzinho e voleibol.

Durante o Mutirão, apresentações artísticas de música e dança de alunos da rede municipal de ensino estão programadas. Educandos das escolas municipais José Alves Vila Nova, Jalles Machado de Siqueira, Maria Araújo de Freitas se apresentarão.  

Infraestrutura

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) já estão realizando diversas ações na região Sul de Goiânia, Além da execução de serviços de manutenção da iluminação pública, limpeza de bocas de lobo e operação tapa-buracos, a pasta está realizando intervenções em três grandes avenidas. Além disso, 20 unidades de educação, saúde e assistência social recebem reforma.

A Avenida Barbosa Rodrigues (continuação da Av. Pio Correia), no Jardim Mariliza, está recebendo obras preparatórias para pavimentação. Já a Avenida Bompland e Rua das Paineiras, serão executados mil metros de pavimentação asfáltica. A realização da pavimentação é um compromisso firmado pelo prefeito Iris Rezende com os moradores no mês de fevereiro, quando vistoriou o local.

A Prefeitura de Goiânia também está realizando obras na Avenida Nicolau Copérnico, no Jardim da Luz. A via serve de acesso às faculdades da região. Local está recebendo obras de alargamento da pista. Já nas proximidades da Avenida Bela Vista com Rua VN-8, no Residencial Brisas do Cerrado, estão sendo executadas readequações no trânsito, em uma parceria entre a Seinfra e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

Sine Municipal

O Sine Munipal emitirá Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) durante o evento. Para emitir a Carteira de Trabalho, é necessário apresentar um documento oficial de identificação civil, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência com CEP e Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação obrigatória do estado civil. A foto será tirada na hora pelos atendentes do Sine Municipal.

SMT

A SMT também estará presente na segunda edição do Mutirão da Prefeitura.  No estande haverá vários serviços ofertados à população, como emissão de cartão de idoso, balcão para anotação de reclamações, pista de bicicleta no espaço da educação para o trânsito e distribuição de material educativo.

A pasta auxiliará a organização da frente de serviços, com o monitoramento do tráfego viário. Além disso, desde segunda-feira, 19, a secretaria está realizando serviços de sinalização viária na região.

Atende Fácil

Todos os serviços prestados nas lojas físicas do Atende Fácil estarão à disposição da população nos dois dias do evento. Os interessados poderão solicitar parcelamentos dos impostos municipais, como IPTU, ISS e ISTI, consultar e abrir processos referentes à multas, consultar situações de recursos impetrados junto à prefeitura, inscrever-se como micro empresário individual junto ao município, emitir guias de pagamentos e ainda cadastrar a senha pessoal para acesso ao programa Alvará Fácil, que permite a emissão de licenças para construções em até 24 horas

IPSM e INSS

As pessoas que passarem pelo estande do IPSM e INSS terão informações sobre todos os tipos de benefícios previdenciários, tempo de contribuição e idade para aposentar. Informações sobre como entrar com pedidos de aposentadoria, além de dados sobre auxílio reclusão, pensão por morte e licenças para tratamento de saúde e auxílio por invalidez serão disponibilizadas durante o Mutirão.

Assistência Social

Durante a frente de serviços itinerante, a Semas realizará serviços de cuidados com a beleza, orientação jurídica e esclarecimento sobre programas sociais, além de oficinas gratuitas de artesanato.

Na parte dos programas sociais, a pasta disponibilizará profissionais para esclarecer e orientar o público quanto ao Cadastro Único. O CadÚnico possui em Goiânia nove modalidades diferentes de programas sociais: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada; Isenção de taxa de inscrição para concurso público; Telefone Popular; Tarifa Social para Energia Elétrica; IdJovem; Carteira do Idoso e Aposentadoria para dona de casa.

Orientação Jurídica

Servidores da Procuradoria-Geral do Município (PGM) estarão disponíveis para prestar orientação jurídica à população. Divórcio, pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescente, todos consensuais, além de retificação de registro civil, pagamentos de tributos e orientações dos processos em andamento no Executivo Municipal serão alguns dos serviços prestados pelos procuradores.

A PGM contará com a parceria da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e do Cartório Antônio do Prado.

Secretaria da Mulher

Servidores da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) irão realizar o cadastro das mulheres interessadas em cursos de informática e da construção civil, que são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (Senai). Também haverá distribuição de materiais educativos sobre a lei Maria da Penha, que completa 11 anos em agosto.

Ainda durante o evento, será mostrado o trabalho do Centro de Referência Cora Coralina, que oferece assistência psicológica, social para as mulheres.

Da Prefeitura de Goiânia

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757