Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Jerônimo Junio/ Portal 730
junimconim
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inaugurou nesta sexta-feira (23), o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, em Trindade. A abertura foi feita pelo governador Marconi Perillo e pela presidente de honra da OVG, Valéria Perillo. A solenidade contou com a benção do padre Éverson de Faria Melo, diretor Administrativo da Vila São José Bento Cottolengo, que representou o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. A solenidade contou com apresentação da Banda Inclusiva Luar, da Vila São Cottolengo. A expectativa é de que o CAR atenda 300 mil pessoas durante os dez dias de festa.

O Centro de Apoio ao Romeiro oferece atendimento às pessoas que se dirigirem até a capital goiana da fé, durante a Romaria do Divino Pai Eterno. No local os romeiros recebem lanche e podem fazer uma pausa, sentar e descansar e, depois, prosseguir na caminhada.

No local são oferecidos leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão (com mortadela ou manteiga) e água. O atendimento aos romeiros prosseguirá até o dia 02 de julho, data de encerramento da romaria. O Centro funciona 24 horas e tem o apoio de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária).

O governador, Marconi Perillo, ressaltou a importância da Festa do Divino para o estado de Goiás.

Já o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, disse que o transporte coletivo será reforçado para atender aos romeiros que vão a Trindade à pé e utilizam os ônibus para retornar à Goiânia.

 

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro tem quase 2 mil metros quadrados de área física, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho. Neste ano, por meio de parceria entre a Goiás Turismo e a OVG, será feito um trabalho de levantamento estatístico dos atendimentos oferecidos no CAR. A intenção é fazer um balanço mais preciso para oferecer a cada ano um melhor serviço aos romeiros.

Com informações do repórter Jerônimo Junio e da OVG

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757