Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


Foto: Reprodução/ Internet
vilanovaartigas1
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO)  apresenta em Goiânia, a partir do dia 9 de junho, a obra de um ícone da arquitetura moderna brasileira: João Batista Vilanova Artigas.

De acordo com a assessoria do CAU, com a exposição “Nos pormenores, um universo – Centenário de Vilanova Artigas”, os arquitetos goianos e toda a sociedade poderão conferir desenhos artísticos, pranchas impressas de projetos e maquetes do arquiteto, autor de edificações autorais importantes, como o edifício Louveira (1946), o estádio do Morumbi (1953) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 1961).

A mostra será realizada no Centro Cultural UFG (CCUFG), localizado na Praça Universitária, e seguirá em cartaz até 4 de julho. O horário de funcionamento da exposição será de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, o CCUFG funcionará apenas nos dias 10 e 24 de junho, das 10h às 16h.

“Artigas é uma das referências da arquitetura brasileira “, afirma o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Sua concepção espacial soluciona, com pilares inusitados, os vazios e a racionalidade criados por suas estruturas. O evento será uma excelente oportunidade para os profissionais terem contato com uma arquitetura referência”.

Constam na programação maquetes da Casa Baeta e da Segunda Casa do Arquiteto, além do edifício Louveira, e também painéis do Hospital São Lucas, das Rodoviárias de Londrina e de Jaú, e da FAUUSP, entre outros. Os projetos de Vilanova Artigas foram executados na cidade de São Paulo e em municípios do interior do Estado, do Paraná e de Minas Gerais.

FAUUSP (Foto: Nelson Kon)
fauusp

Nos dias 20, 22 e 27, haverá exibição de filmes, das 19h às 21h. Após a sessão, acontecerá um debate sobre Arquitetura Moderna Brasileira com participação de professores de diversas escolas de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. O primeiro filme confirmado para projeção será o documentário “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, com a presença do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG.

A exposição “Nos pormenores, um universo” foi realizada pela primeira vez em Curitiba (PR), em 2015, por ocasião da data em que Vilanova Artigas faria 100 anos. Em Goiânia, trata-se de uma versão reduzida e adaptada ao espaço do CCUFG. 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757