Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/Internet
nuncaes
Começa nesta quarta-feira (7) em Goiânia e vai até o dia 10 de junho, o II Encontro de Mulheres Rurais. Com o tema Experiências das Mulheres Rurais, que trata do emponderamento feminino, crescente também no campo, o evento irá promover o diálogo e a troca de experiências entre trabalhadoras rurais.

De acordo com a professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenadora do projeto território rural do sudoeste goiano, Divina Aparecida Leonel, em entrevista no programa Cidadania em Destaque desta segunda-feira (5), a mulher se tornou uma agente ativa nas decisões produtivas das pequenas e médias propriedades.

Ouça a entrevista na íntegra

“Nossas mulher rurais, hoje, participam dessa discussão. A gente considera que as mulheres já têm esse potencial, estão atuando cada vez mais. O próprio governo federal tem apostado muito na questão da iniciativa das mulheres principalmente através da questão da agroindústria”, afirma.

De acordo com Divina Aparecida, muitos produtos que chegam até às cidades goianas são feitos por mulheres no campo, em diferentes regiões.

“Goiás é um celeiro de produção de alimentos e de cultura, através do artesanato realizado pelas nossas mulheres, sejam comunidades quilombolas, tradicionais, ribeirinhas, a nossa mulher goiana do campo trabalha ativamente para gerar renda e alimento, no campo e na cidade”, ressalta.

Para a professora é preciso que a visão da mulher responsável exclusivamente pelas questões domésticas seja superada, e o evento serve para discutir modelos que, atualmente, estão aos poucos, deixando de existir.

“A gente tinha a figura do homem como o que toma as decisões, o central. Hoje a gente percebe que essa própria mudança social que está acontecendo na cidade também está adentrando ao campo. As mulheres estão cada vez mais informadas, participativas, e isso tem a ver com a mudança na estrutura familiar do campo”, afirma.

II Encontro de Mulheres Rurais será discutido na Agro Centro-Oeste Familiar, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia. A programação inclui seminários temáticos e científicos, cursos e oficinas, além de apresentações culturais e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar.

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757