Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
aliancas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), retoma neste ano o Casamento Comunitário. As inscrições para a celebração, que está prevista para ocorrer no dia 02 de dezembro, podem ser feitas durante ao Mutirão da região Norte. A frente de serviços será realizada neste sábado (03), das 8 às 17 horas, e no domingo (04), das 8 às 12h, na Avenida Eurico Viana.

Os interessados devem comparecer ao estande da Semas munidos de carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

Além do Mutirão, os interessados em participar da cerimônia, que deve unir 500 casais, podem se inscrever também em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou Núcleos de Assistência Social (Nas) localizados em diversas regiões do município, nos dias úteis, das 8h às 18h.

De acordo com a titular da pasta, Márcia Carvalho, existem muitos casais que constituíram famílias, mas que não tiveram condições ou oportunidade de uma cerimônia de casamento com efeito civil e ação de graças em nível relgioso ecumênico. “A ação, que vai beneficiar também os casais que nunca se casaram, demonstra a importância que a Assitência Social dá à formação e regularização de núcleos familiares já estabelecidos”, pontuou.

O útimo casamento comunitário realizado pela Prefeitura de Goiânia, foi em 2011, com o enlance matrimonial de mil casais.

Semas no Mutirão

Além da inscrição para o casamento comunitário, durante o Mutirão da região Norte neste fim de semana, a população terá acesso aos serviços de cuidados com a beleza, orientação jurídica e esclarecimento sobre programas sociais. No Espaço Beleza, 20 cabeleireiros, sete maquiadores e uma desing de sobrancelhas participarão da ação.

O estande do órgão também contará com oficinas gratuitas de artesanato em três horários distintos no sábado: das 8h30 às 10h, das 10h30 as 12h e das 14h30 às 16h. Já no domingo, as oficinas funcionarão das 8h30 às 10h e das 10h30 às 12h. No local, o público poderá aprender como fazer porta agulhas, sacolas de presentes, entre outros.

Na parte dos programas sociais, a pasta disponibilizará cinco profissionais para esclarecer e orientar o público quanto ao Cadastro Único. O CadÚnico possui em Goiânia nove modalidades diferentes de programas sociais: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Benefício de Prestação Continuada; Isenção de taxa de inscrição para concurso público; Telefone Popular; Tarifa Social para Energia Elétrica; IdJovem; Carteira do Idoso e Aposentadoria para dona de casa. Também será disponibilizado dois apoios jurídicos para esclarecer dúvidas sobre programas sociais.

Ainda segundo a titular da Semas, os Mutirões da Prefeitura possibilitam o acesso da população às instituições públicas de um modo democrático. “Trata-se de um movimento de inclusão social, de verdadeira participação cidadã”, disse.

Da Prefeitura de Goiânia

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757