Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
coretocampinas
O bairro de Campinas é considerado por muitos como um dos principais marcos da história de Goiânia. Atualmente a região é um dos principais pontos comerciais da cidade, e a dualidade entre antigo e novo encontra-se representada em uma das principais vias de Campinas, a Rua José Hermano.

História

Fundada no dia 8 de julho de 1810, como Arraial de Campinas, a “Campininha” é considerada um referencial na construção da capital goiana. O vilarejo constituído na Fazenda Barro Preto teve um grande impulso com a chegada dos padres Redentoristas.

Segundo os historiadores, no início o arraial contava com apenas cerca de 30 casas. Com a disseminação do Catolicismo, a população cresceu e o crescimento econômico foi estimulado. Assim, em 1845 a Igreja Católica instituiu no povoado a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, local considerado sagrado por muitos até hoje.

Comércio

A paixão de antigos moradores pelo bairro é notável. A senhora Maria Benedita Chagas mora em Campinas desde que nasceu. Casada há 62 anos com o ex-fotógrafo Hélio de Oliveira, ela conta que com a construção de Goiânia o bairro, antes sossegado, tornou-se uma região comercial. Segundo Maria Benedita Chagas, a movimentada Rua José Hermano, por exemplo, costumava ser tranquila no passado.

Em julho deste ano a “Campininha” completa 207 anos. A cozinheira Maria Valdete Barbosa, diz que o crescimento da capital - e consequentemente do bairro - modificou os costumes dos moradores com o passar do tempo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento de Goiânia, referentes à estimativa de redistribuição da população residente em Goiânia – realizada em 2010 – o Setor Campinas possui atualmente aproximadamente 10.918 habitantes, número bem superior às primeiras 30 famílias que ajudaram a fundar a “Campininha” no longínquo ano de 1810.

Com informações da repórter Jordanna Ágatha

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757