Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
zezim
O vice-governador José Eliton reiterou, na última semana, em Cavalcante, na região Nordeste do estado, que é contra a expansão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em faixa ao longo da GO-118 que, segundo ele, representaria a condenação de vários municípios ao “atraso crônico e a ficarem à margem do processo de desenvolvimento”. Ele afirma que aqueles que defendem a expansão desconhecem a realidade e as necessidades dos municípios. “Vou trabalhar fortemente para que essa expansão não ocorra, porque os municípios ficariam impedidos de estabelecer políticas de incremento da produção e de desenvolvimento local ao terem suas áreas todas sob a ótica da preservação”, acentuou.

Aplaudido por prefeitos e lideranças que participavam da solenidade de encerramento de ação discriminatória de 22 glebas de terras devolutas nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Colinas de Goiás, José Eliton destaca que o Estado e os municípios têm sido pressionados a concordar com a expansão. “Mas, temos que ter consciência de que isso significa um atraso muito grande. Por isso, os prefeitos devem promover a mobilização de suas comunidades de forma adequada, para que não ocorra essa violência contra a região”, avalia. Segundo ele, os municípios podem promover desenvolvimento e, ao mesmo tempo, observar os princípios de manutenção e preservação do meio ambiente.

A cerimônia que marcou o fim da Ação Discriminatória, que se desenrolou por cerca de três décadas até ser concluída, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Gilberto Marques Filho, e dos prefeitos dos três municípios beneficiados com a ação. “Chegou a hora em que o governo poderá ofertar a justiça no plano administrativo, reconhecendo os direitos daqueles que estão produzindo e vivendo nas terras, e entregando a eles as escrituras definitivas”, disse José Eliton.

Com informações do Governo de Goiás

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757