Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Divulgação
estacionaf
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está emitindo os Cartões de Estacionamento em Vaga Especial para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de forma gratuita em 206 municípios goianos que não integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A medida entrou em vigor neste ano e visa a atender uma demanda antiga da sociedade, bem como proporcionar o acesso aos serviços da autarquia.

Segundo o Detran, são recebidas diariamente cerca de 10 solicitações de cartões. A emissão do documento é realizada de forma imediata. No entanto, o órgão trabalha para conscientizar o cidadão sobre o benefício e busca aumentar o quantitativo. De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a inclusão e o respeito aos direitos dos cidadãos devem ser prioridade pelo poder público.

“Temos o dever de promover ações que contribuam para a participação plena de todos os cidadãos na sociedade, criando condições de igualdade e acessibilidade”, ressalta.

No caso do Cartão do Idoso, o procedimento é simples. O beneficiário precisa comparecer à Ciretran ou agência do Vapt Vupt do município onde reside portando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de endereço para fazer a solicitação. Já a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida deverá apresentar, além do requerimento e documento pessoal, o atestado médico específico para este fim. O Detran-GO não cobra taxa pelo serviço, mas o médico poderá cobrar pelo laudo e consulta.

O presidente Manoel Xavier Ferreira Filho pontua ainda que, inicialmente, a emissão do cartão está sendo feita apenas em cidades que não possuem o trânsito municipalizado, ou seja, não contam com estrutura própria. Porém, caso tenham interesse, as prefeituras poderão firmar convênios com o Detran-GO para ampliar a rede de atendimento ao cidadão. Vale ressaltar que é competência do município a regulamentação e fiscalização de estacionamentos públicos no perímetro urbano.

Conforme a portaria 82/2017, que regulamenta o tema, o cartão poderá ser utilizado pelo condutor portador de necessidade especiais ou pelo responsável pelo seu transporte. Considera-se pessoa com deficiência, aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

O Cartão de Estacionamento em Vaga Especial tem a validade de cinco anos para portador de deficiência; até um ano para pessoa com mobilidade reduzida; e indeterminado para idosos. Vale ressaltar que o uso do cartão é obrigatório para quem deseja utilizar vaga especial. Desde o ano passado, estacionar irregularmente em vaga para idoso ou deficiente é infração gravíssima, passível de punição com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

Imagem: Divulgação/Detran-GO
estacionafd

Com informações do Detran-GO

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757