Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Gerliézer Paulo / Portal 730
raquel teixeira gerliezer paulo
A secretaria estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira (Seduce), disse em entrevista à Rádio 730 na manhã desta segunda-feira, 30, que o Estado vai economizar mais de R$ 3 milhões por M~es, com extinção de subsecretarias.

De acordo com a secretária, um estudo feito pela Consultoria Falcone havia apontado que as subsecretarias de Goiás atendiam um número menor de escolas que as de outros estados. "Em São Paulo, no Rio, em Pernambuco, cada unidade é responsável por 70 ou 80 escolas, em Goiás eram 25," exemplifica.

Ouça a entrevista completa de Raquel Teixeira:

Raquel conta que mesmo com a exclusão das subsecretarias, a Seduce vai manter alguma estrutura física no interior para atender as escolas. Ela ainda revela que a secretaria vai investir em tecnologia para estreitar o contato com os colégios espalhados pelo Estado. Uma sala de transmissão seria construída nas escolas para webconferências.

Por outro lado, a secretária destaca que a extinção das subsecretarias vai evitar a ingerência direta. "Isto tem que acabar, pela própria exigência da sociedade," ressalta.

Raquel diz que a economia gerada com os cortes das subsecretarias serão revertidas na modernização da secretaria. No futuro, ela até projeta usar parte dos recursos para investir nas escolas e nos salários dos professores.

Por fim, a secretária aponta que cortar na estrutura intermediária foi a solução que o governo estadual encontrou para não afetar os recursos para as escolas.

Jogos abertos

A titular da Seduce revelou que os Jogos Abertos de Goiás serão realizados novamente neste ano. Ela também assegurou que os recursos para o Bolsa Atleta e o Pró-Esporte estão mantidos pela Secretaria da Fazenda.

Cultura

Assim como no caso do Esporte, a secretária garante a realização dos principais eventos culturais do Estado, como Fica, Canto da Primavera, o Tempo e os Recitais Vilaboenses.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757