Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Secretaria da Fazenda/Divulgação
sefsc
*Com informações da repórter Juliana Gomes

O presidente do Detran Goiás, Manoel Xavier, anunciou nesta quinta-feira (5) uma nova alteração no calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Neste ano, segundo determinação do governador Marconi Perillo (PSDB), os goianos voltam a poder pagar o imposto até o dia 30 de novembro, de acordo com o final da placa de cada veículo.

No ano passado, por uma necessidade de ajuste de caixa do Estado, o pagamento tinha que ser realizado obrigatoriamente no primeiro semestre, até o mês de julho. O presidente do Detran Goiás explica a decisão do governo.

“O Estado de Goiás passou por uma questão de ajuste fiscal, nós nos consideramos vitoriosos nesta questão. Estamos com a situação mais confortável ainda, não é aquele que a gente quer, mas é confortável. O governador de Goiás entendeu que a população deu a sua contribuição no ano passado do ponto de vista de nos ajudar na questão financeira. Por isso ele está retomando o calendário, conforme era o anterior, facilitando a vida de todos cidadãos”, reitera.

Manoel Xavier ressalta que em 2015 o calendário foi até dezembro. Agora, com a mudança, o prazo vai até novembro e ainda pode ser parcelado em três meses antes do vencimento.De acordo com a secretaria da fazenda, no ano passado 10% dos goianos deixaram de pagar o IPVA, o que representa uma inadimplência de R$ 262. Segundo o Presidente do Detran-GO, a expectativa é de que esse ano a arrecadação seja maior.

“A nossa expectativa é de que nesse ano a arrecadação supere 6, 7 ou 8% a mais em relação ao ano anterior, tendo em vista estas questões da economia, que não mudou. A economia permanece ainda em fase de evolução mas, lentamente”, frisa.

Com a esticada do calendário e as novas regras, o comerciante Ednaldo Nunes comemora. “Tudo que vem beneficiar a gente e dar um prazo maior para nós, devido à situação financeira. Este ano, com a mudança, já é um bom começo. Eu já estava me preparando para a data certa este ano. Então, com o prazo, vou até poder fazer outras coisas”, avalia.

O estudante de direito, Gabriel Luiz, mostra que também gostou da notícia. “No ano passado eu fui pego de surpresa. Como sou estudante, tive que recorrer aos meus pais. Mas agora já estou controlando o orçamento para poder pagar no prazo certo. Foi uma volta benéfica porque ajuda bastante”, pondera.

É preciso ter atenção ao calendário, pois a fiscalização em relação ao pagamento do IPVA começa 30 após o vencimento da placa.  O calendário com as datas para o pagamento pode ser conferido seguir.

ipvaplacas

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757