Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Jovens aprendizes lotam auditório do Senac Cora Coralina (Foto: Letícia Martins/FPC)
jovens
Nesta semana a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), em parceria com o Senac Goiás, realiza a Ação Aprendiz, uma atividade voltada para jovens com tema centrado em Direito da Juventude.

O instrutor da Renapsi, Silas França Lima, participou do Momento Pró-Aprendiz desta quarta-feira (29), no programa Cidadania em Destaque, da Rádio 730. Ele esclareceu as informações e orientações recebidas pelos jovens participantes da ação.

“É um ambiente acadêmico no qual eles já têm contato com o clima da universidade. Instrutores do Senac ministram palestras, explicam a diferente entre cursos superiores, de bacharelado, licenciatura, tecnológico. Os jovens já estão sendo apresentados também a esta parte profissional deles”, explica.

Além das atividades já executadas pelos próprios adolescentes dentro do Programa Jovem Aprendiz, na Fundação Pró-Cerrado (FPC), nos ambientes de trabalhos e das aulas semanais na Rede Pró-Aprendiz, eles passam a ter a orientação mensal da Ação-Aprendiz na unidade do Senac, com foco na experiência acadêmica, despertando o interesse do jovem pelo ingresso na universidade.

“Eles têm a capacitação prática, que ocorre na empresa, a teórica, que é uma vez por semana, e uma vez por mês essa semana da aprendizagem, na qual são abordados vários temas. Neste mês, reforçando, o tema é ‘Direitos da juventude’. Falamos sobre protagonismo juvenil, liderança do jovem, a inteligência emocional, a valorização da vida”, enumera.

Ainda de acordo com instrutor da Renapsi, os jovens recebem orientações de especialistas em cada assunto. “São convidados vários psicólogos, pessoas da defensoria pública com palestras, um sargento foi até lá para conversar com os jovens. É muita informação, é algo que a gente trabalha com muito carinho”, afirma.

A jovem aprendiz Thais Gomes comandou o momento musical da Ação Aprendiz (Foto: Letícia Martins/FPC)
jovensy

Palestras

Inteligência emocional foi um dos temas abordados na tarde desta quarta-feira (29) no auditório do Senac Cora Coralina, no Setor Leste Vila Nova. A palestrante e instrutora do curso de Gestão em Recursos Humanos, Aline Bitencourt, conversou ao vivo com a repórter Giuliane Alves durante o Momento Pró-Aprendiz. Ela explica o que os jovens participantes presenciaram neste dia.

“Foi trabalhada tanto a inteligência pessoal quanto a profissional. Isso significa que devemos trabalhar cada vez mais o nosso autoconhecimento, respeito, o amor próprio, para que a gente possa transmitir e transferir isso para sociedade, por meio do controle das nossas emoções, o pensamento positivo, ter foco. Assistimos também uma parte do filme “O Amor Além da Vida”, no qual trabalhamos a frase que diz o seguinte “A felicidade está no caminho, não está no destino”. Isso quer dizer que temos que aproveitar cada vez mais nossas vivências e aprendizagens diárias”, relata.

A jovem aprendiz Thais Gomes, de 21 anos, participa do projeto há nove meses. Ela relata a importância da ação para o desenvolvimento na vida e também no âmbito profissional.

“Uma tarde muito produtiva. Creio que estes eventos nos ajudam a absorver bastante além do trabalho. Somos jovens aprendizes. Cada vez que participamos saímos daqui mais edificados com os conhecimentos que recebemos.  

Ouça o Momento Pró-Aprendiz na íntegra a seguir

A instrutora Aline Bitencourt concede entrevista à repórter Giuliane Alves, da 730 (Foto: Letícia Martins/FPC)
giu

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757