Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Jovem Aprendiz recebendo certificação em Goiás (Foto: Fundação Pró-Cerrado/Divulgação)
cert
Neste segundo semestre, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), a Secretaria Cidadã e a Fundação Pró-Cerrado (PFC) realizaram a certificação dos jovens que concluíram o período de aprendizagem em 39 municípios de Goiás.

Em entrevista no Momento Pró-Aprendiz do programa Cidadania em Destaque, da 730, na tarde desta quarta-feira (8), a coordenadora Educacional do Interior da Renapsi, Roberta Souza, conta que a missão é certificar jovens de todos os 246 municípios goianos, e que a entrega do certificado é também um agradecimento.

“Até agora um total de 678 jovens certificados. Isso é muito importante porque um jovem que participou do programa e está sendo certificado pelo tempo que ele passou de aprendizado, tanto teórico quanto prático. Nós vamos até o local, fazemos essa solenidade e agradecemos ao jovem que, além estar sendo capacitado e preparado para o mercado de trabalho, tem servido ao município”, relata.

A coordenadora do Programa Jovem Cidadão, Heloísa de Castro, também presente nos estúdios da 730, destaca que, com a certificação, o jovem está livre para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e, claro, sonhar alto.

“Como o mercado de trabalho estão tão competitivo, o nosso jovem do programa Jovem Cidadão é diferenciado. É o momento de falarmos a eles ‘Alcem seus voos, alcancem seus sonhos e sonhem alto, porque o mercado de trabalho está aí e aberto a vocês”, afirma.

Por telefone, a coordenadora do Programa Jovem Cidadão em Morrinhos, no sul do estado, Maria Sebastiana Sousa Silva, a “Rosinha”, destaca a importância do programa na vida de jovens que, geralmente, vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social e ajudam a família com a renda obtida no projeto.

“É uma alegria muito grande deles e da família, à medida em que eles vão participando. Geralmente são jovens que possuem uma renda per capita menor, e faz muita diferença, não só na questão da renda, como também da qualificação desse jovem que pode já ter uma referência para um próximo trabalho”, reitera.

A Lei Nacional de Aprendizagem oportuniza o ingresso de jovens entre 14 e 24 no mercado de trabalho. Em Goiás, com o lançamento do programa Goiás Na Frente Social do governo estadual, o objetivo é ampliar para 5 mil o número de vagas no programa Jovem Cidadão e Jovem Aprendiz, por meio da Fundação Pró-Cerrado (FPC). Atualmente, o projeto conta com 3.624.

Ouça a seguir, na íntegra, o Momento Pró-Aprendiz desta quarta-feira (8) na 730.

Roberta Souza e Heloísa de Castro no Cidadania em Destaque desta quarta-feira (8) (Foto: Petras de Souza/Portal 730)
mom

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757