Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
educacaocriancas
A partir de janeiro de 2018, crianças de quatro e cinco anos de idade que estão matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Aparecida de Goiânia e que estão matriculadas na modalidade pré-escola, serão remanejadas em um único turno escolar, matutino ou vespertino.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia (SME), a ação objetiva ampliar o número de vagas na Educação Infantil. A mudança, no entanto, desagradou alguns pais, que com o fim da jornada integral, estão preocupados com o bem-estar e a segurança dos filhos.  Este é o caso do ouvinte Rogério, que ao participar do programa 'A Cidade Fala', da Rádio 730, disse não ter com quem deixar sua criança no período vespertino.

Em nota encaminhada à imprensa, a SME afirmou que as mudanças estão de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Segundo a secretaria, o artigo 5 da resolução determina que a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, que atendem crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial.

Além disso, conforme a secretaria, atualmente os Cmeis atendem 4.050 crianças de três a quatros anos e com a mudança seriam abertas mais 2.930 novas vagas. Na mesma nota, a SME confirma que priorizará o atendimento a crianças com idade entre zero e três anos e orienta os pais de meninos e meninas com idade entre quatro e cinco anos a matricular os filhos em escolas municipais.

Com relação à alimentação, a secretaria garante que continuarão sendo servidos os dois lanches, como é feito atualmente. Com a mudança, no período matutino (7h às 11h15), será oferecido um café da manhã e outro lanche, chamado colação. No turno vespertino (13h às 17h15) também serão oferecidas duas refeições para as crianças atendidas. Atualmente, Aparecida de Goiânia conta com 30 Cmeis que atendem um total de 7.212 crianças na Educação Infantil. A demanda de espera é 7.500 alunos.

Com dados da SME

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757