Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


canceredA prevenção contra o câncer de mama é o assunto que toma conta do mês de outubro. Conscientização esta que, para a Rede Pró-Aprendiz, deve ser realizada desde cedo.

A campanha Outubro Rosa também chegou a Fundação Pró Cerrado (FPC). As jovens do programa de inserção no mercado de trabalho da entidade estão sendo conscientizadas sobre o câncer de mama e sua prevenção, lidando com a importância de cuidar de si mesmas e também do próximo.

A assessora do Atendimento Multidimensional Especializado (AME) da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Maria Raquel Barbosa, explica como funcionam as atividades com as jovens participantes.

“Elas são levadas em oficinas, a participarem de palestras com vídeos, especialistas na área como oncologistas, ginecologistas, pois temos algumas gestantes, algumas meninas que já estão iniciando na vida fértil. Elas são levadas a refletir sobre a necessidade de cuidar do próprio corpo, da própria saúde, e como hábitos e comportamentos podem levar a uma prevenção que lhes garantam uma condição de saúde desejável que é o que nós gostaríamos de ter”, esclarece.

A incidência nos homens é menor, cerca de 1%. No entanto, Maria Raquel Barbosa destaca que o trabalho de prevenção de conscientização também é realizado com os jovens do sexo masculino.

“Temos uma equipe que envolve vários profissionais, entre eles psicólogos, além da interação com a equipe ligada a programação pedagógica em si que nós inserimos todo este conteúdo, na parte de treinamento e capacitação que estes jovens participam, não só as meninas mas também os meninos, visto que os homens também são passíveis de desenvolver o câncer de mama”, afirma.

Ouça a entrevista na íntegra

Conheça o trabalho realizado pela Fundação Pró-Cerrado e pela Rede Pró-Aprendiz.

Cecília Barcelos recebe Maria Raquel Barbosa no Cidadania em Destaque (Foto: Jordanna Ágatha)
mpapapa

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757