Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


O jovem Alan Teixeira no Momento Pró-Aprendiz da 730
momen
Saúde e trânsito. Estes são os temas da ação de integração da Rede Pró-Aprendiz neste mês de setembro. O objetivo é levar os jovens a repensarem e reformularem suas atitudes nestas áreas.

No quadro Momento Pró-Aprendiz desta quarta-feira (27), Cecília Barcelos recebeu nos estúdios da 730 o instrutor da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Sillas França Lima, a especialista em trânsito Jéssica Florinda Amorim, a coordenadora educacional da Renapsi, Suzane Aryel, e o talentoso jovem aprendiz Alan Teixeira, de 17 anos.

Sillas França explica que não é preciso aguardar o jovem procurar pela habilitação para dirigir no trânsito para educar os futuros motoristas. “Apesar de ainda não terem carteira nacional de habilitação (CNH), serão futuros motoristas e conscientes no trânsito. Podem andar não somente dirigindo, mas com os pais ou com amigos. É uma semana realmente de conscientização sobre acidentes e sobre o trânsito de modo geral”, ressalta.

Ouça a entrevista na íntegra

Jéssica Florinda Amorim analisa a realidade do trânsito em Goiás, e também no País, e concluir que os motoristas pouco praticam a direção defensiva, mas sim a ofensiva. “No trânsito todos estamos incluídos como motoristas de carros, motociclistas, pedestres, animais. Todos, em qualquer situação, que estivermos nos deslocando, caracteriza trânsito. Os jovens mesmo não conduzindo ainda, são pedestres em grande parte do tempo. A gente vê um trânsito muito mal educado, as pessoas não costumam dirigir de maneira defensiva, de pensar na proteção própria e na do outro, seja veículo ou pedestre”, reflete.

O jovem aprendiz Alan Teixeira, que faz do programa há mais de 1 ano, relata a importância da iniciativa da Rede Pró-Aprendiz. “Aprendemos coisas na vida de trabalho que levamos para nossa vida inteira. Isso é bom porque não temos idade ainda para tirar a carteira, mas ficamos conscientes de que se fizermos a nossa parte, ajudamos muitas pessoas e evitamos muitas coisas”, destaca.

Alan Teixeira ainda soltou a voz durante o quadro e mostrou que além de consciente no trânsito, tem talento para ir longe na música. Confira a seguir.

Imagens: Johann Germano/Portal 730

Cecília Barcelos (centro) recebeu também os convidados Sillas França Lima e Jéssica Florinda Amorim
moment

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757