Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Gustavo Messina/ MTur
qualificacao
O Ministério do Turismo está oferecendo 120 vagas de bolsas de estudos em universidades do Reino Unido por meio do Programa de Qualificação Internacional. Os estudantes interessados nesta super oportunidade ganharam mais tempo para se inscrever, já que o prazo terminaria nesta sexta (25) e foi prorrogado até 31 de agosto.

O chefe da assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Rafael Luisi, concedeu entrevista exclusiva à 730 no quadro Mala Pronta do Cidadania em Destaque. Ele fala sobre a importância do programa para os estudantes e frisa que é tudo de graça.

“É uma ação que será feita constantemente em todo o país, e é a primeira vez que estamos oferecendo tantas bolsas. Os alunos não terão gasto algum. Todos os custos com hospedagem, alimentação e estadia serão promovidos com recursos advindos do Ministério do Turismo”, afirma.

A seleção é aberta a alunos de instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o país, que precisam, entre outras regras, ter somado mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em Língua Inglesa.

“Nossa classificação será feita toda com a nota do Enem. Utilizamos basicamente as mesmas regras do programa Ciências sem Fronteiras. Além disso, precisam ter uma comprovação em Língua Inglesa. O estudante precisa ter um certificado que comprove a sua capacidade de se comunicar neste idioma”, destaca.

As inscrições podem ser feitas no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) até às 17h (horário de Brasília) de 31 de agosto. Mais informações pelo site www.pqi.turismo.gov.br.

“É importante lembrar que as inscrições foram prorrogadas para que possamos dar oportunidade e mais estudantes possam participar. Hoje é uma experiência profissional que conta muito pro currículo e também para o país”, conclui Luisi.

Sobre o curso

O curso será ministrado em instituições superiores do Reino Unido e terá formato exclusivo para o Programa de Qualificação do MTur. O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. A implementação das bolsas de estudo será realizada pela Capes. A alocação dos estudantes nas instituições internacionais será de responsabilidade da Association of Colleges (AoC), outro parceiro do Ministério do Turismo no programa.

Em julho, a AoC anunciou os 10 colleges - termo para faculdade no Reino Unido - que receberão os estudantes brasileiros.  São eles: Boston College, Bournemouth and Poole College, City College Plymouth, Edinburgh College, Exeter College, Grŵp Llandrillo Menai, Newcastle College, Sunderland College, Sussex Coast College Hastings, Westminster Kingsway College.

Ouça a entrevista na íntegra

 

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757