Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Momento Pró-Aprendiz desta quarta-feira (16), na 730 (Foto: Jordanna Ágatha)
proaprendizdhhu
O mês de agosto é o Mês da Juventude. E o quadro Momento Pró-Aprendiz, no programa Cidadania em Destaque, da 730, não poderia estar mais especial.

Nesta quarta-feira (16), a apresentadora Cecília Barcelos recebeu nos estúdios da Rádio 730 os convidados Valdinei Valério, que é superintendente da Rede Pró-Aprendiz, além de Edileuza Meireles de Souza, com a filha jovem aprendiz Estela Lorany Meireles Araújo, e o filho Valter Vânio Araújo Guedes, que aguarda a seleção da matrícula.

A Rede Pró-Aprendiz busca a inserção do jovem no mercado de trabalho, e o Momento Pró-Aprendiz mostrou a interação do jovem e da família com a instituição, convidando-os para participar de momentos de integração. Aos 17 anos de idade, Estela Araújo conta como o projeto Jovem Aprendiz interfere de forma positiva em sua vida.

Ouça a entrevista na íntegra

“Já vai fazer dois meses que estou no programa Jovem Aprendiz. Mudou muita coisa. É uma oportunidade imensa de adquirir experiência e a área que estou trabalhando agora é ótima, que é técnicas bancárias”, conta.

Valter Vânio Araújo Guedes, que tem 15 anos e sonha ser locutor, está na expectativa de ser selecionado para o programa Jovem Aprendiz. “É uma oportunidade que estou esperando há 1 ano”, afirma.

A mãe dos adolescentes, Edileuza Meireles de Souza, diz que está satisfeita com o projeto na vida dos filhos. Ela tem ainda uma terceira filha, que é egressa do Jovem Aprendiz. A mãe conta, com orgulho, como a filha mais velha já está inserida no mercado de trabalho.

“Para ela foi muito bom, pois adquiriu mais experiência. Ela mudou o seu comportamento, a mudança foi grande e para melhor. Ela já casou, inclusive passou na faculdade e já está cursando Engenharia Civil”, relata.

O superintendente da Rede Pró-Aprendiz, Valdinei Valério, que com frequência concede entrevistas no quadro Momento Pró-Aprendiz, na 730, destaca a importância da interação entre família e jovem, e a presença do grupo familiar como testemunho da experiência junto ao programa da Fundação Pró-Cerrado (FPC).

“Quando se traz uma família, e de forma bastante espontânea, como a mãe que chega aqui e diz ‘a minha filha que passou pelo programa Jovem Aprendiz, casou-se, hoje faz engenharia', aí está o resultado. Essas pessoas são as que, de fato, retratam o programa e podem expressar o sentimento em relação ao Jovem Aprendiz”, pondera.

Empreendedorismo feminino

Em parceria com o Sebrae, a Fundação Pan-americana de Desenvolvimento e com o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas, será lançado no próximo dia 24 de agosto, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, o programa Womp. Valdinei Valério explica os objetivos do novo projeto.

“O programa tem como objetivo trabalhar o empreendedorismo com meninas, para que elas possam, não só aprender as técnicas de empreendedorismo, mas para que elas possam aprender como se faz ou se trabalha uma startup. Esse é um desafio novo para nós. Estaremos contemplando 80 jovens do nosso programa, que estão fazendo o curso na FPC. É um programa importante, diferente. O empreendedorismo feminino ainda não é tão destacado, e essa também é nossa missão”, conclui.

Fotos: Jordanna Ágatha

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757