Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Suzane Aryel, da Renapsi (Foto: Johann Germano)
momentoproaprendiz
O governo estadual lança nesta quinta-feira (10) uma ampla agenda de atividades para os jovens goianos. A solenidade será às 08h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contará com as presenças do governador Marconi Perillo (PSDB), da secretária Cidadã Leda Borges e outras autoridades de Estado, além de jovens participantes do programa Jovem Cidadão, estagiários dos órgãos públicos e estudantes da rede pública de ensino.

Em entrevista exclusiva à Rádio 730, no quadro Momento Pró-Aprendiz do programa Cidadania em Destaque, Lêda Borges falou sobre o evento que acontece nesta quinta. “Nós teremos junto conosco as Secretarias Cidadã, a de Governo (Segov), com o Passe Livre para o estudante e com os estágios, e também a de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com um projeto novo dentro da área de cultura para a juventude”, ressalta.

A coordenadora do departamento educacional da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que executa o Jovem Cidadão, Suzane Aryel (foto), destaca a importância do projeto.

“A gente trabalha em prol dos nossos jovens, fazendo com que eles tenham uma qualificação profissional, uma formação, uma capacitação prática e teórica. Nesta quinta-feira será um momento muito importante para que eles percebam a importância que é o programa na vida de cada jovem”, reitera.

As inscrições podem ser feitas no site do programa, clicando aqui.

Ouça a entrevista na íntegra

Comemorações

Além de marcar o Dia Internacional da Juventude (comemorado dia 12), o evento lembrará também do Dia do Estudante (11). Cerca de 500 jovens participantes do Jovem Cidadão, da Secretaria Cidadã, estarão presentes, reforçando uma das principais políticas públicas de Goiás para a juventude em busca do primeiro emprego.

Atualmente com 3.624 vagas distribuídas em todos os 246 municípios do Estado, o programa contrata (com carteira assinada) jovens de 14 a 17 anos. Em 17 anos, o programa já beneficiou mais de 15 mil jovens. No ano passado, o governador Marconi Perillo autorizou a ampliação de mil novas vagas exclusivas para os jovens da região do Entorno do Distrito Federal.

O jovem participante do programa recebe salário mínimo-hora, que equivale a cerca de meio salário mínimo por quatro horas de trabalho. O direcionamento ao trabalho conta com parceria de órgãos públicos do Estado e prefeituras. A execução do Jovem Cidadão é feita pela organização social Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) sob coordenação geral da Secretaria Cidadã. O Governo de Goiás investe anualmente cerca de R$ 50,3 milhões no programa.

 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757